Um Peugeot 208 com motor do Fiat Argo está a caminho das lojas neste mês de maio e isso é só o começo da integração de marcas que o grupo Stellantis pretende fazer com seus veículos pelo mundo. Vem aí a Fiorino da Peugeot e o Jumpy da Fiat.
A Stellantis nasceu há dois anos da junção da Fiat com a Peugeot. Com essa união várias marcas se juntaram. No Brasil, do lado da Fiat já estavam Jeep e RAM. Já do lado da Peugeot estava a Citroën. Além destas, a Abarth (um braço esportivo da Fiat) está chegando ao Brasil.
Ainda antes de virar Stellantis, a Fiat já trocava experiências com a Jeep, que ela comprou há quase 15 anos. O primeiro resultado disso no Brasil foi a dupla Renegade e Toro, que gerou ainda uma versão da Toro que no exterior é vendida como “Ram 1000”.
Peugeot e Citroën com motor Fiat
O Peugeot 208 será o primeiro produto da Citroën a receber itens da agora “irmã” Fiat. O motor 1.0 de três cilindros deverá resultar em um Peugeot mais barato para brigar no mercado, inclusive com o próprio Argo. Atualmente o 208 está disponível apenas com motor 1.6 e em versão elétrica.
O recém apresentado Citroën C3 também deverá receber o motor 1.0 do Argo e ficar posicionado em uma faixa de preço um pouco acima do Fiat Mobi, e abaixo do Argo.
Ainda em maio a Peugeot deve lançar seu novo modelo comercial, o Parter Rapid, que nada mais é do que a Fiat Fiorino com a marca da Peugeot. O carro seguirá sendo produzido em Betim, na fábrica que originalmente é Fiat, mas com toda a identidade visual da Peugeot.
Jogo estratégico
As marcas francesas recebendo o motor italiano já era algo previsível na fusão Fiat-Peugeot. Isso porque quando se juntaram as empresas adotaram estratégias diferentes para as áreas do planeta onde atuam. Na Europa a Peugeot já vinha em uma expansão mais agressiva que a Fiat e por isso seus executivos passaram a liderar o novo grupo por lá.
Na América do Sul, onde a Fiat é um case de sucesso, foi o modelo italiano que se sobrepôs e as marcas francesas acabaram ficando sob a liderança do grupo de executivos que já tocava a dupla Fiat e Jeep por aqui.
A sinergia entre as marcas deve continuar daqui pra frente. A picape Peugeot Landtrek chegará em breve para brigar com Ford Ranger e Chevrolet S10. Porém os engenheiros da Fiat estão fazendo ajustes no modelo antes dele chegar ao mercado.
A Fiat também colocará produto novo no mercado de utilitários. O Fiat Escudo chegará ao mercado, mas ele nada mais é do que um Citroën Jumpy ou um Peugeot Expert com a identidade visual da Fiat.
Como se pode ver, o casamento Fiat e Peugeot no Brasil agora começou pra valer. Vale lembrar que antes de se juntar à Fiat, a Peugeot já havia comprado a marca Opel da Chevrolet na Europa.
A Opel não deverá vir ao Brasil, mas ela tem em seu registro de marcas os nomes Corsa, Meriva, Vectra e Zafira. Não é de se fantasiar muito a possibilidade de termos o retorno desses carros ao Brasil agora sob o guarda-chuva das marcas da Stellantis. Que tal um Peugeot Corsa ou um Fiat Meriva?