A Peugeot apresentou hoje, ao mundo, o E-3008, versão elétrica do SUV, que chega as lojas em fevereiro de 2024. Também haverá uma versão tradicional a combustão, mas o foco da Stellantis foi mostrar o elétrico primeiramente. O modelo estreia a plataforma STLA Medium, que também deverá ser usada pelo próximo Jeep Compass.
De cara, o que mais chama a atenção no modelo é a boa autonomia. Ela pode chegar a 700 km na versão Long Range, com bateria maior. Nas outras versões, o modelo faz pelo menos 525 km.
São três opções de powertrain elétrico e dois acabamentos. São vários modos de condução, incluindo o 4WD, que distribui potência às quatro rodas quando a superfície da estrada está escorregadia.
Por dentro, que mais chamou a atenção foi o painel. Chamado de Panoramic i-Cockpit, ele tem pegada futurista, com tela de 21 polegadas em alta resolução percorrendo boa parte da visão do motorista. O câmbio é do tipo por botões PRND, ainda estranho para os acostumados com alavanca ou joystick.
O carregador do E-3008 fica no para-lama traseiro esquerdo. Ele aceita tanto carregamento AC quanto DC. Este último permite recarregamento de 20% para 80% em 30 minutos. A produção do E-3008 será exclusivamente na fábrica da Stellantis em Sochaux, França.
Peugeot E-2008: uma prévia do que vem aí no Jeep Compass
Lançada em julho, a plataforma STLA Medium abriu portas para um novo momento da Stellantis. Ela combina grande autonomia e boa versatilidade, já que deve abarcar todos os lançamentos da montadora nos segmentos B e C, que representam o motor de vendas da companhia.
Será a plataforma a ser usada, por exemplo, pelo Jeep Compass, aguardado com certa ansiedade pelo mercado.
Lançado em 2016, o Compass deverá ser ter versão totalmente elétrica no próximo lançamento, que será global, mas ainda sem a certeza de que chegará por aqui.
O que se sabe do modelo é que ele será maior, mais acomodado como SUV médio, e que será fabricado na Itália, na planta de Melfi. Assim como o E-3008, deverá ter autonomia de até 700 km e opção de tração integral. O novo Compass deverá ter ainda opções a combustão, incluindo a diesel, para mercados emergentes.