O fim de uma era que durou 15 anos. O VW Golf não é mais o carro mais vendido da Europa. O compacto alemão foi destronado pelo Peugeot 208, novo líder de vendas no continente, ao fechar 2022 com pouco mais de 206 mil unidades vendidas, contra 177 mil do ex-rei.
A real é que o Golf não foi superado apenas pelo compacto francês. O Golf não foi nem mesmo o mais vendido da Volkswagen ao longo dos 365 dias de 2022. Ficou em quinto, atrás também de Dacia Sandero, VW T-Roc e Fiat Abarth 500.
O mercado europeu deu mesmo uma mexida no ano passado. Ainda em forte migração do motor a combustão para o elétrico, a indústria ainda ressente a baixa das vendas. A retração foi de 4,1% frente a 2021, mas para o veículo europeu, essa queda foi ainda maior.
É que 2022 consolidou a chegada do veículo chinês no Velho Continente. Juntas, as marcas do país mais populoso do mundo cresceram 116% nas vendas, pulando de 66 mil para 152 mil unidades. Se fossem um carro só, as marcas chinesas teriam terminado 2022 como o oitavo carro mais vendido da Europa!
Até por isso, a Stellantis prega que a União Europeia deva frear a chegada dos concorrentes chineses, valendo-se de puro protecionismo. Em vão.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES |
1º | Peugeot 208 | 206.816 |
2º | Dacia Sandero | 200.550 |
3º | Volkswagen T-Roc | 181.153 |
4º | FIAT/Abarth 500 | 179.863 |
5º | Volkswagen Golf | 177.203 |
6º | Toyota Yaris | 175.713 |
7º | Opel/Vauxhall Corsa | 164.358 |
8º | Hyundai Tucson | 150.803 |
9º | Dacia Duster | 149.648 |
10º | Renault Clio | 143.561 |
Por que menos Golf e mais 208?
O Golf sempre foi conhecido por sua combinação de praticidade, conforto, tecnologia e design atraente, tornando-o uma escolha popular entre compradores de carros compactos na Europa. Além disso, a marca Volkswagen é amplamente respeitada na Europa, o que também contribuía para o sucesso do Golf. Então ele perdeu tudo isso? Não.
O Gol continua sendo prático, confortável e continua com design atraente. A Volkswagen continua respeitada – embora com manchas recentes por suas ações corruptas em relação ao meio ambiente, no caso conhecido como Dieselgate. O que então fez ele perder mercado? Em parte, por causa da prória Volks.
A montadora renovou sua frota e é uma das maiores fabricantes de elétricos do mundo. De suas fábricas já saem carros elétricos muito bons, como o ID.3 e ID.4, acessiveis para boa parte dos europeus. E são justamente esse compactos elétricos que estão roubando clientes da própria marca.
A família ID também combina praticidade, conforto e design atraente, mas com o máximo de tecnologia do carro moderno, coisa que o Golf foi deixando de ter. Quem olhava para um Golf agora olha para um ID.3. Esse canibalismo interno explica a queda do Golf. Mas nada que tire o sono dos executivos alemãos. É isso que eles realmente querem: que seus clientes continuem com a marca, não importe com qual carro.
De fato, a Volkswagen fechou mais um ano na liderança, com impressionantes 24,67% de mercado. Ou seja, a cada 4 carros vendidos na Europa, 1 ainda é da marca alemã. Definitivamente, nenhum executivo perdeu o sono com a queda do Golf…
Mas e o Peugeot 208? Ele não tem qualidades? É claro que tem. É considerado um dos maiores custos-benefícios da Europa. É barato e entrega muito. Lançado em 2019, de cara chamou a atenção pela aparência moderna, interior elegante e tecnologia avançada, além de ser fácil de dirigir.
O 208 também tem uma boa reputação quanto a segurança, eficiência energética e economia de combustível. Além disso, a Peugeot é uma marca respeitada na Europa, com uma forte presença no mercado automotivo, o que ajuda a estabelecer a credibilidade do 208 como uma escolha de carro confiável.