Bem que o Brasil podia voltar a ter suas peruas. Que tal esta? A Volkswagen lançou na Europa o ID.7 GTX Tourer, simplesmente a wagon mais potente da montadora, superando até mesmo o Golf R Variant, de 315 cavalos.
A primeira perua elétrica de alto desempenho da VW oferece uma potência combinada de 335 cv. São dois motores elétricos que permitem tração nas quatro rodas. O trabalho mais duro é feito pelo motor traseiro, que concentra a maior parte da potência.
Segundo a Volks, o motor elétrico dianteiro não fica ativo o tempo todo, mas é acionado quase que instantaneamente, assim que provocado. A transferência de potência entre motores é feita por meio de bloqueios eletrônicos de diferencial e um controlador AWD personalizado.
O GTX recebeu pacote atualizado de 86 quilowatts-hora como padrão. Ele pode ser carregado em até 200 quilowatts usando DC, permitindo uma carga de 10 a 80% em menos de meia hora. O alcance máximo não foi divulgado, mas o modelo deve ter menor alcance do que a versão menos potente do ID.7, que tem autonomia de 685 quilômetros no ciclo WLTP.
Assim como ocorreu com o ID.3 GTX apresentado ao mesmo tempo, o ID.7 GTX Tourer adota um visual um pouco mais esportivo com pára-choques redesenhados, alguns detalhes em preto brilhante e rodas especiais com 20 polegadas (haverá opção de 21 polegadas).
Como de praxe nestas categorias, dentro do carro costuras de bancos, logotipos de volante e afins trarão a marca GTX. O modelo vem também com teto solar panorâmico como opcional, cujo vidro pode sair de opaco a transparente ao toque de um comando.
Infelizmente, não há qualquer menção do modelo chegar ao Brasil, nem mesmo a versão ‘normal’ do ID.7. Já se vão 4 anos desde a última wagon a rodar aqui, o Palio Weekend. Bem que o Brasil podia voltar a ter suas peruas.