O carro mais vendido na Colômbia é atualmente o Renault Duster, seguido do Chevrolet Onix.
Há um movimento mundial onde os consumidores estão preferindo carros com características de um SUV. Não é algo exclusivo do americano, nem do brasileiro. Na nossa vizinha, a Colômbia, o número de vendas de carros SUV já ultrapassou a de carros comuns. Os dados são da Associação de Mobilidade Sustentável, da Colômbia.
O número de vendas na Colômbia segue baixo desde o início da pandemia e o mês de maio ainda teve retração nas vendas. No mês passado foram vendidos 14716 carros novos no país, 23% a menos do que no mês de abril.
As vendas de modelos SUV superaram a de carros comuns em 45 unidades. Os 3 SUVs com mais volume de venda são o Renault Duster, o Chevrolet Tracker e o Mazda CX-30. Foram 5662 vendas de SUV contra 5617 de carros comuns. É a primeira vez que os SUVs ocupam a marca de veículos mais vendidos no pais, como informou o site El Carro Colombiano.
Os 15 mais vendidos
Também é possível observar no ranking o sucesso dos veículos da Renault no país. O carro mais vendido na Colômbia em maio de 2021 foi o Renault Duster, porém nas vendas são contabilizadas também a versão picape, a Oroch. A Duster vendida na Colômbia é fabricada no próprio país.
Na segunda posição está o Chevrolet Onix. As vendas do Onix compreendem também a do Onix Joy, a versão antiga do veículo que também é vendida no Brasil. O Onix colombiano é fabricado no Brasil.
E quais são os carros mais vendidos na Colômbia em maio de 2021? Veja abaixo:
Modelo | Volume | |
1 | Renault Duster | 979 |
2 | Chevrolet Onix | 741 |
3 | Renault Kwid | 536 |
4 | Mazda CX-30 | 506 |
5 | Chevrolet Tracker | 460 |
6 | Renault Stepway | 448 |
7 | Renault Logan | 444 |
8 | Toyota Corolla | 416 |
9 | Renault Sandero | 400 |
10 | Mazda CX-5 | 385 |
11 | Nissan Frontier | 336 |
12 | Volkswagen Gol | 283 |
13 | Suzuki Swift | 262 |
14 | Kia Picanto | 246 |
15 | Suzuki Vitara | 232 |
O Mazda CX-30 é um SUV montado no México e está disponível em vários mercados latino-americanos. A marca Mazda não é comercializada no Brasil desde os anos 2000 por decisão conjunta com a Ford, uma de suas acionistas. O objetivo era evitar concorrência entre as marcas. Abaixo uma foto do Mazda CX-30: