Para-choque do Palio Weekend teve a maior alta, de acordo com a SUIV: 161% em 3 anos.
Como ocorre em todo o restante do mercado automotivo, as peças subiram em cadeia com os preços dos veículos zero, seminovos e usados. É o que aponta levantamento da SUIV, a pedido da revista Quatro Rodas.
O VW Gol, veículo usado mais vendido do país, viu suas principais peças de reposição subirem 26%, em média, de 2019 para cá. A pastilha de freios subiu ainda mais: 32%, saltando de R$ 280 para R$ 370.
Em outros modelos as altas são ainda maiores. O farol do Fiat Uno subiu 114%, indo de R$ 370 para R$ 793.
Já o Fiat Palio Weekend teve o maior aumento entre todos os itens pesquisados. O para-choque dianteiro ficou 161% mais caro. Se antes os donos gastavam R$ 837 para comprar um, agora desembolsam salgados R$ 2.194.
E tem mais. Uma ida ao mecânico ficou ainda mais caro. Além do preço da peça, tido sempre como a vilão do custo final de um conserto, subiu também o custo da mão de obra. Em média 10%, repondo as perdas das oficinas com a inflação. Para o consumidor final, ter carro está cada vez mais difícil.