Strada e Mobi são os carros mais vendidos do mês de abril. Com menos Onix no mercado, modelo ficou na sétima posição.
A parada de produção da Chevrolet no final de março mexeu com o ranking de emplacamentos de veículos da Fenabrave. Sem produto nas concessionárias em abril, o compacto fabricado no Rio Grande do Sul emplacou 6402 veículos e abriu espaço para os concorrentes. Veja o ranking abaixo.
A Fiat, que já estava vendendo bem a nova Strada, ampliou o volume de vendas da picape e conseguiu elevar também o Mobi ao topo das vendas. Hyundai HB20 e o veterano Gol também tiveram um bom mês de vendas, sendo os compactos mais vendidos do mês.
Em março a Chevrolet interrompeu a produção do Onix devido a falta de insumos na fábrica. A leitura do ranking é que essas vendas foram pulverizadas entre os outros modelos e isso deixou o ranking embolado. Observe que do segundo colocado para o décimo a diferença é de menos de 1500 veículos emplacados.
SUVs
Entre os SUVs, o mais emplacado foi o Jeep Renegade, com 6634 unidades, porém ele vem sendo seguido de perto pelo Hyundai Creta, que vendeu cerca de mil carros a menos e desbancou o Jeep Compass da segunda posição. O estreante Corolla Cross teve quase 2 mil unidades registradas em abril, mesmo com a produção ainda operando de forma limitada (as fábricas também fizeram uma pausa entre o final de março e o início de abril).
Ainda que muito distante dos SUVs mais vendidos, os Tiggos vem melhorando no ranking de vendas. O Tiggo 5X vendeu quase mil unidades e deixou para trás o Honda WR-V.
Sobe e desce
Voltando ao ranking geral, a maior escalada foi o do Nissan Kicks, que está com visual renovado, também teve pausa na produção e subiu seis posições e agora aparece na 15a posição, deixando para trás o Volkswagen Nivus e o Honda HR-V.
A maior queda no ranking foi do Uno. Perdeu 16 posições após vender muito bem em março, o que indica que aquele resultado foi de vendas pontuais, como locadoras renovando a frota.
Entre os carros que já foram aposentados e ainda estão sendo vendidos, o Ford Ka ainda aparece no Top50 vendendo suas últimas unidades. Foram 930 Ka vendidos em abril e isso assegurou que a Ford ainda se mantenha a frente da Chery nas vendas (ainda!).
O Up, que também parou de ser fabricado pela Volkswagen, vendeu menos de 100 unidades e não aparece mais no ranking. O mesmo aconteceu com o Ford Ecosport. Em maio será muito raro encontrar estes veículos para venda nas concessionárias.
Ranking de marcas
Entre as marcas, a Fiat continua na liderança e agora aumentando a vantagem para a Volks, segunda colocada. A Chevrolet aparece em queda, mas ainda reflexo da parada de produção de março.
Entre as marcas do Top10, só Toyota e Jeep tiveram crescimento no volume de emplacamentos (5% e 6%, respectivamente). A maior queda foi da Honda, 18%.
A Ford, que não fabrica mais carros no Brasil, ainda resiste na décima posição sustentada pelos quase mil Ford Ka ainda vendidos. Sem eles, a Ford já estaria na décima primeira posição e cederia a vaga para a Caoa Chery. É um movimento que deve acontecer em maio.
Veja também o ranking por marcas, com dados da Fenabrave: