Encerramento da montagem de veículos pela Ford abre oportunidades para outras marcas no mercado brasileiro. Fiat e Chery lançarão veículos com propostas semelhantes ao Ecosport.
A decisão da Ford de encerrar totalmente a produção de veículos no Brasil e ser apenas uma importadora, anunciada na segunda-feira (11), abrirá a disputa das outras montadoras por pelo menos 125 mil unidades anuais. Essa é a soma das vendas de 2020 dos modelos Ford Ka, Ka Sedan, Ecosport e Troller T4, que deixarão de ser produzidos.
Considerando que os modelos que a Ford está deixando de produzir possuem similares no mercado brasileiro, é de se considerar que o ranking de vendas de 2021 apresente bons incrementos nas vendas de determinados modelos.
A Ford hoje é a quinta montadora que mais vende veículos no Brasil (veja o ranking). Deixará de imediato o local para a Renault. O maior volume de vendas da montadora hoje no Brasil é referente à linha Ka. Juntos, Ka e Ka Sedan venderam 100 mil unidades em 2020.
A versão hatch do Ka, que hoje parte de R$ 51 mil, foi o quinto carro mais vendido do Brasil no ano passado. No entanto, não há um novo produto no mercado para brigar diretamente por estes números e as vendas ficarão pulverizadas entre HB20, Onix, Argo, Gol e Sandero. Neste caso, o preço do HB20 o torna um candidato forte a herdar as vendas do agora aposentado Ka.
Ecosport
O Ecosport vendeu 24 mil unidades e foi o 22º carro mais vendido. Porém, foi apenas o 8º SUV nas vendas. Vale ressaltar que os sete carros que estão a sua frente no ranking são produtos nacionais. O primeiro SUV importado na lista é a Toyota Hilux SW4, na 14º posição.
A partida do Ecosport abrirá espaço em um mercado muito disputado no Brasil, mas já tem um novo candidato a disputar essas vendas. Chega esse ano o SUV do Argo, que deverá ser posicionado na mesma faixa de preços do agora falecido carro da Ford. A Chery também tem um bom candidato ao posto, o Tiggo2 com novo visual e nova mecânica está para chegar.
Também entre os ‘herdeiros’ das vendas do Ecosport estará o Honda Fit Crosstar, que deve marcar a renovação da gama Fit no Brasil e o Renegade, que esse ano deve receber o motor 1.3 turbo flex no lugar do atual 1.8.
Troller
Ainda há uma esperança para a Troller e sua fábrica em Horizonte, no Ceará. Isso porque a Revista AutoEsporte publicou que a Ford ainda procura um comprador para a fabricante de jipes. Essas negociações estariam abertas para qualquer empresa até o último trimestre deste ano, mas não é uma garantia que aconteça.
O mercado da Troller é muito específico. A montadora, que foi fundada no Brasil até ser comprada pela Ford em 2007, vendeu apenas 1.301 unidades do único modelo que produz: o jipe T4. Não há outro modelo semelhante (em dimensões, recursos e valores) no mercado brasileiro.
Concessionárias
O encerramento das atividades das fábricas causou um impacto imediato estimado de 5 mil demissões. Agora o abacaxi ficará com as concessionárias. Hoje são 282 concessionárias Ford no Brasil. Já a Troller possui 18 concessionárias.
A empresa comunicou aos concessionários que trabalhará para reduzir os impactos. “Como parte deste plano [de reestruturação], encerraremos as operações brasileiras de manufatura nas plantas de Camaçari, Taubaté e Troller durante 2021. Essas ações, sem dúvida, impactarão nossos concessionários, e o nosso time trabalhará ativamente com você nos próximos dias para que tenha compreensão total deste anúncio”, diz o comunicado enviado pela Ford.
Para quem tem carro da Ford a marca garantiu que nada muda. A empresa afirmou que manterá as vendas (agora só com importados), serviços, fornecimento e venda de peças de reposição e garantia dos automóveis já vendidos. A empresa informou para as concessionárias que não fará mudanças em sua rede de vendas neste momento.
Em 2018 a Ford iniciou a modernização das concessionárias para incluir o seu serviço de assinatura de veículos. O serviço está ativo e quando o consumidor aluga o carro ele é retirado na concessionária. É possível alugar Ford Ka, Ecosport e Ranger. A empresa não informou o que mudará neste serviço com as recentes mudanças.