Participação sobe de 1,1% para 2,1% entre todos os carros comercializados do Brasil em um ano.
O carro eletrificado ainda engatinha no Brasil. É o que mostram os números divulgados pela Anfavea. Os eletrificados – elétricos, híbridos e plug-in – fecharam com participação de 2,1% de mercado, em junho. Em 2020, a participação estava em 1,1% ao fim do primeiro semestre.
Já nas vendas do ano, o crescimento é menor. Em 2021, por enquanto, a participação das vendas é de 1,4%, contra 1% no ano passado. A liderança absoluta ainda é do veículo flex. Veja na tabela abaixo.
Vendas de carro no Brasil por combustível – 1º Semestre/2021
Motor | Participação |
Flex | 84,4% |
Diesel | 11,6% |
Gasolina | 2,6% |
Eletrificado | 1,4% |
Ainda é pouco
Como dissemos, o mercado de eletrificados apenas engatinha no país. Foram apenas 13 mil vendas no primeiro semestre, dos mais de um milhão de carros comercializados no país.
A média global é de cerca de 5%, mais que o triplo do Brasil. Na Europa, onde ocorre a maior participação de eletrificados do mundo, eles já representam cerca de 25%. Os elétricos puxam a fila por lá, seguidos dos híbridos plug-in es por último, dos híbridos.
São muitos os entraves para o Brasil não crescer como o restante do mundo. Ainda são poucos os eletropostos espalhados pelo país (e quase todos se concentram no Sudeste), pelos próximos três anos ainda será caro fabricar um elétrico e não há incentivo fiscal para a massificação, o que torna o preço do eletrificado inalcançável para a maioria da população.