A Mazda, grande montadora e responsável por ótimos veículos no mercado, também tem seus tempos ruins. Dois modelos recentes da montadora japonesa, ambos híbridos, viraram um fiasco no mercado e estão causando dores de cabeça nos executivos.
Donos do CX-90 e do CX-70, modelos 2024 e 2025 vendidos nos EUA, estão sendo convocados com urgência para fazer um recall de múltiplos problemas: os carros estão perdendo potência, os motores não ligam de novo na função start-stop, estão com defeitos os desembaçadores de janelas, os avisos de cinto de segurança e a câmera surround. Para completar a lista, o sistema de resfriamento da bateria pode não estar funcionando.
A Mazda afirma que todos os defeitos são relacionados com softwares e que dependendo do caso será necessário atualizar vários programas, sem necessariamente substituir qualquer peça. As atualizações são gratuitas.
Para piorar a lista e a má fama já conquistada pela marca em solo americano, o Mazda CX-90 já tinha passado por outro recall recente. Cerca de 43 mil donos do SUV foram chamados às concessionárias para trocar uma mola do sistema de direção.
A montadora havia detectado que a peça estava falhando, causando perda da assistência hidráulica na direção, expondo os motoristas a riscos de acidentes sérios. Além da troca da peça por uma de melhor durabilidade, o sistema recebeu reforço na graxa.