Os microcarros são uma alternativa para quem enfrenta o trânsito das grandes cidades. Há quem deteste, ache feio, estranho. Há quem pense que a funcionalidade vence a estética. Fato é que eles existem e possuem o seu público há muitas décadas.
O Turboway separou os menores carros de cada marca. Nem todas apostaram em microcarros alguma vez, mas todas já tiveram seus menores no portfólio.
Chevrolet Spark
Ele não chegou a ser um carro global, mas entrou para a história como o menor Chevrolet já produzido na história. Concebido na Coréia do Sul como segunda geração do Daewoo Matiz, ele levou o nome de Chevrolet Spark e de Pontiac G2 em mercados diversos.
Ficou em linha de 1998 até 2009, até ser substituído por uma nova geração. Concebido pelo aclamado Giorgetto Giugiaro, o Spark media 3,4 metros e era um city car, categoria maior do que os microcarros.
Volkswagen Polo de 1ª geração
Baseado no Audi 50, O VW Polo de primeira geração ostenta até hoje o título de carro mais curto feito pela Volkswagen. Media 3,5 metros e todos andavam apertados dentro. Era tão pequeno que se colocássemos dois modelos frente a frente daria quase o tamanho do maior Volkswagen de todos os tempos, a van de acampamentos VW California 680.
Fiat 3.5hp
O primeiro Fiat era bem diferente dos atuais. Primeiro, pela época que foi feito: 1899. Segundo, pela falta de referências. Ninguém sabia ainda o tamanho ideal de carro, mas o fato é que os primeiros modelos não poderiam ser grandes nem pesados, pois seus motores eram muito fracos.
O Fiat 3.5hp media 2,3 metros. Como comparação, um Fiat Mobi mede 3,5 metros.
Ford Model A
O Ford Model A foi o primeiro modelo feito pela empresa de Henry Ford, no longínquo ano de 1903. Foram 1.750 unidades produzidas durante apenas um ano e meio. Medindo 2,6 metros, o Ford Model A atingia até 45 km/h.
Toyota iQ
Produzido de 2008 a 2016, o Toyota iQ media apenas 2,9 metros. O modelo foi aproveitado também pela Aston Martin. Pesando apenas 890 quilos, era espertinho e bem equipado, com opção até com câmbio CVT e motor 1.3.
BMW Isetta
O menor BMW de todos foi um carro em que mal cabia uma pessoa. O BMW Isetta foi fabricado no Brasil, mas aqui ele tinha outro nome. A Romi-Isetta é considerada por muitos o primeiro carro a ser fabricado no Brasil, em 1950. Ele teve seus momentos aqui, mas a fama era mesmo pelo tamanho: apenas 2,2 metros. O menor BMW do século 21, o i3, mede 4 metros.
Mercedes Classe A
Ele está longe de ser um carro pequeno, mas em comparação a toda a linha da Mercedes até hoje produzida, ele é o menor de todos.
Medindo 3,5 metros, ele se destacava pela altura, muito maior do que a média, tornando o habitáculo mais confortável. Desfilou pelo Brasil durante anos.