O Toyota Bandeirante é um carro com muita história no Brasil e que para sempre vai ser guardado no coração de seus donos. Foram mais de 104 mil unidades produzidas de 1958 a 2001, ano em que saiu de linha. Parte desses veículos está sendo disputada fora do país. É que os gringos curtem Toyota Bandeirante, como revelam sites de leilões estrangeiros.
Um Toyota Bandeirante 1994 foi leiloado em um site gringo por nada menos do que por US$ 75 mil – cerca de R$ 370 mil. Há outros comprados por US$ 71 mil (R$ 353 mil), US$ 70 mil (R$ 348 mil), US$ 67,5 mil (R$ 336 mil) e assim por diante.
Falando do modelo mais caro, de US$ 75 mil, ele teve 52 lances, e o vencedor foi um comprador de Seattle, nos EUA. Trata-se de um Toyota Bandeirante OJ55, de cabine dupla e caçamba.
O carro, segundo o importador, foi restaurando em cada um de seus parafusos. Até o motor, que rodou apenas 17 mil quilômetros, recebeum um trato. O Toyota Bandeirante recebeu pintura nardo grey e reposição com peças originais. Foram adicionados itens como rack e proteções frontais para dar um charme extra. O resultado foi um carro raro praticamente zerado, do jeito que os compradores em leilões adoram disputar.
Este é um mercado que dá muito dinheiro, o de importar modelos raros, restaurar e vender caro para gringos com grana. Existem oficinas mecânicas especializadas em modelos, tanto para restauro quanto depois para manutenções.
Uma dessas especilizadas fica em Miami. Ela restaura e oferece três versões próprias de Toyota Bandeirante, que podem custar impressionantes US$ 255 mil – cerca de R$ 1,3 milhão – na chamada versão Signature, que inclui motor V6 de 240 cavalos a gasolina e até um iPad no painel. Definitivamente, os gringos curtem Toyota Bandeirante.