Nem tudo é maravilha no mundo dos negócios. Os golpistas estão à solta, à espera de vítimas. Para que você não seja mais uma, o Turboway fez uma seleção dos 5 golpes mais comuns na compra e venda de carros, segundo órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e o Idec.
5 – Carro apreendido
Os golpistas anunciam por um preço muito baixo um veículo verdadeiro, que está apreendido em um pátio por qualquer motivo que seja, mas que não pertence a eles.
O interessado surge e os bandidos alimentam o negócio mostrando fotos e tudo mais o que o cliente pedir e, para fechar negócio, pedem a entrada.
Se você pensou que eles somem depois que recebem o sinal, acertou.
4 – Venda direta da fábrica
A maioria das pessoas deve saber que quem trabalha em uma montadora normalmente tem acesso facilitado à compra do veículo. Dependendo da fábrica e do modelo, o desconto para funcionário chega a 20%.
Os golpistas oferecem esse desconto diretamente para o interessado, que tem a opção de pagar à vista ou parcelado. Para dar veracidade, até crachá falso eles criam para o suposto funcionário.
Mas, como é de se esperar, assim que o valor é depositado, todos somem. E não adianta ir procurar pelo golpista na fábrica…
3 – Bilhete premiado
Como diriam as avós do Brasil, ‘esse golpe é mais velho do que nós’, mas tem gente que ainda cai. O bandido está com uma falsa raspadinha premiada com um carro 0 km, se faz de desesperado e oferece o prêmio para alguém na rua, em troca de uma remuneração.
A vítima, que vê ali uma grande oportunidade de se dar bem, diga-se, acaba caindo no conto. E quando percebe o golpe, os bandidos já sumiram.
2 – Ligação direta
Essa também não envolve uma compra e venda direta de carro, mas vale o alerta.
Você está em casa tranquilamente, quando recebe uma ligação de um número suspeito. Resolve atender e do outro lado da linha o criminoso te felicita porque você acabou de ganhar um carro 0 km naquele sorteio que você nem participou!
Você, muito feliz e emocionado, já faz planos com o carro e nem se importa em depositar R$ 500 para ‘agilizar os trâmites do sorteio’. Depois de fazer o pagamento você se pergunta por que a pessoa no telefone falava tanta gíria de cadeia…
1 – O frete é meu
O vendedor oferece um negócio imperdível: um carro usado impecável e com preço bem abaixo da tabela. Para dificultar a checagem, o veículo fica em outro estado, mas fique tranquilo porque o vendedor é quem vai pagar o frete!
Parece interessante, mas assim que o comprador deposita o sinal, adivinha…era golpe.
Denuncie
Se apesar das dicas você acabar sendo vítima, a orientação é procurar imediatamente a polícia e registrar um boletim de ocorrência. Ajude a diminuir os golpes mais comuns na compra e venda de carros