Oito fatos sobre a fábrica onde a Volkswagen desenvolve o novo SUV compacto Tera

Unidade fica entre as cidades de Taubaté e Caçapava e foi a casa do Gol por mais de 40 anos

O Volkswagen Tera é o novo concorrente do Fiat Pulse e do Renault Kardian e está endo desenvolvido na fábrica da Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo. A chegada do Tera ao mercado acontece em 2025. Listamos aqui 8 curiosidades sobre a fábrica de Taubaté que você provavelmente não sabia:

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

1 – Primeiro carro foi o Passat

Embora a fábrica tenha sido inaugurada em 1976 em uma área bem afastada da cidade de Taubaté, foi apenas em 1978 que saiu dela um carro completo e era o Passat. Nos dois primeiros anos a unidade fabricava apenas peças para outros carros da marca.

2 – Gol de ponta a ponta

Linha de produção do Gol na década de 80 (foto: Volkswagen/Acervo)

Ao lado do Passat a unidade produziu o Gol na década de 80. Na época era um novo projeto da empresa e a unidade foi preparada para conceber o Gol de ponta a ponta. Por mais de 30 anos o Gol teve sua produção divida entre São Bernardo do Campo e Taubaté, mas a fábrica do interior foi mais longe e produziu todas as gerações por 43 anos.

3 – Era tudo mato

Fábrica de Taubaté da Volkswagen (foto: Volkswagen/Acervo)

Quando a VW adquiriu um terreno em Taubaté a cidade tinha cerca de 110 mil habitantes. Na época da construção da fábrica a montadora alemã fez um pedido de ampliação da rede de telefonia e energia da cidade. A fábrica precisava de 3 vezes mais energia do que a cidade toda consumia. Essa informação consta no jornal Folha de São Paulo de 3 de janeiro de 1972. O título aqui é uma brincadeira, pois na época a Ford já tinha uma unidade de motores na cidade que ela herdou da Willys. Essa fábrica da Ford já não existe mais na cidade.



4 – “Você gostaria de trabalhar em Taubaté?”

Mapa que a Volkswagen mostrou aos funcionários para explicar onde ficava Taubaté, reproduzido em “O Globo” em 25/01/1974

Essa era a pergunta que ilustrava a revista “Família VW” em 1973. Era uma peça publicitária para atrair mão de obra especializada, que estava na capital, para o interior. A revista exaltava a qualidade de vida em Taubaté e a proximidade com Campos do Jordão e belas praias, como Rio de Janeiro Ubatuba e Parati. Um ponto é que no mapa publicado o Rio de Janeiro ficava muito próximo da unidade, o que não é verdade, principalmente considerando a distância que São Paulo está no desenho.

5 – Pioneira do motor flex

O primeiro carro fabricado em série com motor que aceita etanol e gasolina saiu da fábrica de Taubaté. Foi o Gol, em março de 2003.

6 – Fábrica do Up!

O Up! foi um projeto de citycar europeu adaptado para o Brasil e o seu projeto foi implementado em Taubaté. A Volkswagen esperava que o carro fosse um novo fenômeno de vendas para ocupar o lugar do Gol, mas isso nunca aconteceu. O Up! saiu de linha após sete anos de produção (leia mais aqui).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

7 – Milhões de carros

Linha de produção do Gol, aposentado em 2023, em foto de acervo da Volkswagen

Além de produzir o Passat, o Gol e o Up, a fábrica da Volkswagen em Taubaté já fez Parati, Saveiro e Voyage. Atualmente a fábrica produz o Polo Track e o novo SUV Tera. A fábrica de Taubaté beira a marca de 8 milhões de veículos produzidos desde 1978. Quase 5,5 milhões destes modelos foram Gol, outros 1,5 milhões foram Voyage.

8 – Gol edição Grávida de Taubaté

Em janeiro de 2024, em uma tentativa desastrada de se adiantar à Volkswagen, a Prefeitura de Taubaté anunciou em rede social que o Gol voltaria a ser fabricado em Taubaté. A trapalhada parece ter origem em um comunicado da direção da fábrica para a Prefeitura informando que um novo modelo para ocupar o lugar do Gol seria feito localmente. Este modelo é o Volkswagen Tera. Na época a Volkswagen foi rápida em desmentir a postagem da Prefeitura.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários