O SUV coupé Fastback é um projeto do centro de design da Fiat no Brasil e é um produto exclusivo (pelo menos por enquanto) para a América Latina. Nesse texto o Turboway analisa a reação de internautas que viram o produto em publicações estrangeiras. O veículo não foi apresentado fisicamente em outros países.
Agora: veja outros destaques do mundo automotivo em nossa home!
Carros latinos quando exibidos ao mundo causam algumas reações curiosas. Primeiro porque algumas marcas adotam soluções econômicas imitando detalhes mais refinados de produtos de outro padrão. Foi o caso do Mobi Trekking, quando apresentado em um site inglês. Muitos internautas questionaram qual era a proposta real do carro.
O segundo motivo de curiosidade de estrangeiros para carros latinos é que muitas vezes temos por aqui continuações de produtos que já não existem lá há tempos. Eram os casos do Fiat Doblo e da última versão do Renault Sandero, por exemplo. Isso causa a famosa reação: “esse carro ainda existe?”.
E quais foram as reações dos estrangeiros ao ver o Fiat Fastback?
No perfil “Fanautos” no Instagram, que relaciona lançamentos de carros de todo o planeta, um alemão comentou: “O interior parece de 2015”. Foi seguido pela resposta de um brasileiro chamado Paulo Lucas: “bem vindo ao Brasil (risos)”.
Um outro usuário fez piada com a semelhança com a traseira de um BMW. “Mãe, podemos ter um BMW X6? Não, nós já temos um X6 em casa. O X6… “
Um norte-americano comentou que o carro é o que eles precisam lançar por lá. A Fiat já tentou por várias vezes entrar no mercado dos Estados Unidos e nunca conseguiu vendas expressivas com sua marca própria. Por enquanto não conhecemos qualquer plano da empresa em vender o Fastback por lá.
Um usuário da Europa comenta que o conceito do Fastback era muito mais interessante e que o carro atual parece um Renault Arkana com interior de Ford Escape.
No México…
Os mexicanos não são bem “gringos”, são latinos como nós. A opinião deles é interessante porque eles também deverão ter o Fastback em breve. Por lá “pescamos” os comentários do site Motorpasión que são em sua maioria críticas ao desenho do veículo. “O desenho da frente não combina com a traseira. A área em detalhes metálicos é exagerada, assim como as molduras pretas”, disse um usuário.
Na Itália…
Por fim, a reação na Itália, casa da Fiat. O problema em apresentar os Fiats brasileiros por lá é que os italianos se sentem preteridos pela marca. Por lá há muito tempo não se apresentam novidades com a velocidade com que a marca avança por aqui.
No site automotivo “Alvolante” um usuário publicou que finalmente ele está vendo um Fiat bonito e espaçoso, diferente das ‘caixas pequenas’ que são vendidas na Itália. Na Itália a Fiat vende o 500, o novo Doblo e o Panda. Um outro usuário rebate dizendo que o carro é desproporcional e questiona se o internauta do primeiro comentário fez tal avaliação só olhando para uma foto.
No site “Quatroroutte” um internauta sugere que a Fiat importe o carro para lá para competir com o Renault Arkana, que é um SUV nos mesmos moldes. Esse mesmo ‘comentarista’ pondera: “resta saber se ele é seguro, porque Argo e Cronos tiveram nota muito baixa nos testes de segurança e aí trazê-lo para a Europa seria impossível”. De fato, carros produzidos para mercados intermediários, como o Brasil, não têm a segurança como prioridade.
Outros usuários no mesmo site lamentam a Fiat se dedicar ao mercado sul-americano e deixar o mercado europeu sem lançamentos recentes. No geral, os comentários também relacionam o Fastback com o desenho da BMW.
E você, o que achou do Fastback? Role a tela aí pra abaixo e comente…