O que há por trás do carro do Homem-Aranha que muda de cor?

Perfis na internet estão compartilhando um vídeo em que um carro muda a pintura ao entrar em contato com a água. Verdade ou mentira?

Um vídeo que corre a internet há pelo menos três anos deixou você curioso. Uma BMW M2 preta quando molhada revela uma pintura do Homem-Aranha. É real?

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Sim, o carro com pintura invisível do Homem-Aranha é real e o vídeo ganhou popularidade após ser postado pelo perfil @unilad no Instagram. Para explicar como ela é feita, Turboway foi atrás de outros serviços parecidos, como mostrado pelo BMWBlog em uma pintura que revela o “Incrível Hulk”.

A técnica é de fácil compreensão: o carro não teve a pintura original modificada. No caso do carro do Homem Aranha, é um carro que foi normalmente adesivado com a arte do super herói.

Após adesivado, o carro recebeu nova pintura por cima com tinta preta. O truque está na tinta que vem por cima, que é termocromica, ou também chamada de “tinta sensível ao calor”. É uma tinta especial que reage com a temperatura externa e muda de tonalidade.



O que é falso, no caso do carro com a arte do Aranha é a descrição de alguns perfis que compartilharam dizendo que o carro muda de cor na chuva. Não muda, a menos que a chuva caia com água acima de 35 graus… Aí seria um evento bíblico.

Existem tintas termocromicas que mudam de cor em temperaturas diferentes. A do carro do Homem-Aranha, no caso, deixa de ser preta e fica transparente quando recebe água quente. Assim ela revela o adesivo que tem por baixo.

E a técnica não é nova. As primeiras tintas termocromicas foram usadas na década de 70, segundo a revista Insider. A pintura de um carro com essa técnica custa, no mínimo, US$ 30 mil nos Estados Unidos.

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Existem diferentes tipos de tintas termocromicas, inclusive as que fazem a variação inversa (de transparente para uma cor) e em temperaturas mais baixas, o que pode causar efeitos diferentes, como você vê no vídeo abaixo:

Existe outra técnica de mudança de cor de carroceria que é feita utilizando pequenas descargas elétricas em células colocadas na carroceria. Essa técnica vem sendo utilizada pela BMW em veículos que devem chegar em breve ao mercado.

Publicada originalmente em

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