Um vídeo que corre a internet há pelo menos três anos deixou você curioso. Uma BMW M2 preta quando molhada revela uma pintura do Homem-Aranha. É real?
Sim, o carro com pintura invisível do Homem-Aranha é real e o vídeo ganhou popularidade após ser postado pelo perfil @unilad no Instagram. Para explicar como ela é feita, Turboway foi atrás de outros serviços parecidos, como mostrado pelo BMWBlog em uma pintura que revela o “Incrível Hulk”.
A técnica é de fácil compreensão: o carro não teve a pintura original modificada. No caso do carro do Homem Aranha, é um carro que foi normalmente adesivado com a arte do super herói.
Após adesivado, o carro recebeu nova pintura por cima com tinta preta. O truque está na tinta que vem por cima, que é termocromica, ou também chamada de “tinta sensível ao calor”. É uma tinta especial que reage com a temperatura externa e muda de tonalidade.
O que é falso, no caso do carro com a arte do Aranha é a descrição de alguns perfis que compartilharam dizendo que o carro muda de cor na chuva. Não muda, a menos que a chuva caia com água acima de 35 graus… Aí seria um evento bíblico.
Existem tintas termocromicas que mudam de cor em temperaturas diferentes. A do carro do Homem-Aranha, no caso, deixa de ser preta e fica transparente quando recebe água quente. Assim ela revela o adesivo que tem por baixo.
E a técnica não é nova. As primeiras tintas termocromicas foram usadas na década de 70, segundo a revista Insider. A pintura de um carro com essa técnica custa, no mínimo, US$ 30 mil nos Estados Unidos.
Existem diferentes tipos de tintas termocromicas, inclusive as que fazem a variação inversa (de transparente para uma cor) e em temperaturas mais baixas, o que pode causar efeitos diferentes, como você vê no vídeo abaixo:
Existe outra técnica de mudança de cor de carroceria que é feita utilizando pequenas descargas elétricas em células colocadas na carroceria. Essa técnica vem sendo utilizada pela BMW em veículos que devem chegar em breve ao mercado.