Achamos meio por acaso uma cena de uma série policial alemã onde um dos personagens está usando uma picape Fiat Strada, veículo que só é fabricado no Brasil desde que foi lançado em 1998. Mas o que esse carro está fazendo ali?
É uma Strada do primeiro lote exportado à Europa e que mereceu esse texto pela curiosidade e também para surpreender quem achava que a Strada virando RAM era a única carreira internacional da picapinha feita em Minas Gerais.
A série que estamos falando se chama SOKO Leipzig e é um sucesso da tv alemã ZDF. Está no ar há mais de 20 anos. SOKO é uma abreviação para a palavra “Sonderkommission“, que significa algo como “divisão de investigações especiais”. Leipzig é o nome da cidade onde se passa a série. A série retrata dramatiza investigações criminais pela visão de um grupo de policiais.
E o que uma picape fabricada em Betim (MG) está fazendo em um episódio desta série? A Fiat Strada é “figurante” no episódio 11 da primeira temporada, onde os policiais investigam a morte de um músico.
Veja a cena e estranhe o barulho:
Que motor é esse?!
Estamos falando de uma Fiat Strada diesel, modelo que só foi produzido no Brasil para exportação a partir de 1999. O episódio em destaque é de 2001.
Naquela época a Strada era vendida na Itália, Alemanha, Grécia e Portugal. A do vídeo obviamente foi parar em Leipzig e tinha motor turbodiesel 1.9 de 80cv e câmbio manual. Além destes países a picape era vendida também na Argentina, onde continua chegando até hoje.
Na Europa a exportação inicial durou menos de sete anos devido à flutuação do dólar na época. Depois essa exportação foi retomada em 2012 e durou pouco tempo também. Nessa última passagem ela chegou com motor diesel 1.3.
Estranho? Nem tanto…
Uma outra picape Fiat Strada brasileira também quis ser famosa em território europeu. No filme italiano “Una moglie bellissima” (uma esposa muito bonita) surge também uma Strada já com o visual adotado pela Fiat a partir de 2006. Também é uma picape a diesel. O filme, uma comédia baseada no ciúme entre marido e esposa, é de 2007.
Portanto não é tão absurdo que se encontre uma picape brasileira da Fiat fazendo figuração na Europa, apesar que poucas chegaram lá. Atualmente é impossível que alguma das picapes nacionais chegue até a Europa. O motivo é que o continente endureceu as regras de segurança e para que nossos carros fossem exportados seriam necessárias muitas mudanças no projeto.
Esse texto foi originalmente publicado por Turboway em 24 de dezembro de 2022.