Se você conheceu a antiga Tiguan, que deixou de ser importada para o Brasil em 2021 e esperava uma grande mudança no veículo, sinto dizer que não falaremos aqui de grandes novidades.
O Tiguan foi renovado na Europa e ganhou uma versão híbrida. Era essa a versão do veículo que era esperada por aqui quando a Volks anunciou em 2021 que ele seria retirado de linha, mas que voltaria. Não é o que vai acontecer.
O SUV volta agora no fim do ano para as concessionárias, importado do México e apenas à gasolina. É uma atualização da versão que a marca vendia aqui antes. No México ele é vendido em quatro versões com motores 1.4 e 2.0 turbo. No Brasil ele deve chegar apenas com motor 2.0 turbo de 180cv e 32,6 kgfm. O câmbio é automatizado de sete marchas.
Tiguan mexicano vs Tiguan Europeu
O Tiguan europeu recebeu novo desenho e também motorização híbrida. Se ele vai chegar ao Brasil? É possível que não.
O site especializado CarScoops revelou que a Volks tem planos diferentes para sua linha da Europa e a linha das Américas. Quando falo em linha das Américas, estou falando dos Estados Unidos e México. Isso porque a produção da Tiguan é focada nestes países e o Brasil recebe apenas algumas unidades importadas.
Segundo o Carscoops, citando fontes internas da Volkswagen, o novo Tiguan para as Américas será uma versão do Tayron, um SUV chinês da marca.
Veja abaixo como é o Tiguan europeu atual:
E veja abaixo como é o Tayron, que deve ser o Tiguan americano nos próximos anos:
Apesar dos lamentos por não termos aqui a versão europeia, é preciso destacar que o Tiguan é um ótimo carro, tanto na questão mecânica quanto na questão de espaço.
O Tiguan ficará posicionado acima do VW Taos. São 4,73m de comprimento, 1,84m de largura. O porta-malas tem espaço para 760 litros.
Atualizamos este texto em 10 de outubro para informar que a Volkswagen decidiu trazer o modelo por R$ 278 mil em apenas uma versão, com uma opção de pacote para teto solar acrescentando R$ 10 mil no preço.