A Polícia Científica de Santa Catarina concluiu que a asfixia por monóxido de carbono que matou quatro jovens dentro de uma BMW em Balneário Camboriú ocorreu pela ruptura no downpipe do veículo. Explicaremos abaixo o que é downpipe e a modificação feita por motoristas em busca de mais desempenho do motor.
Embora as lojas do ramo chamem de downpipe a modificação no carro, o mais correto seria chamar de troca de downpipe, pois todo carro possui a peça, que é uma espécie de tubulação que leva os gases do sistema coletor até o catalisador e que serve de dosador para o escapamento.
Em linhas gerais, todo motor a combustão gera gases e esses gases são soltos pelo escapamento, logo abaixo do para-choques traseiro. Porém, dos cerca de 3 metros de distância entre a saída do motor e o escapamento, existem peças intermediárias do sistema de exaustão. Uma delas é justamente o downpipe.
O conjunto de exaustão influencia diretamente no desempenho e potência do motor. Se os gases tiverem alguma dificuldade para sair, o motor trabalhará com menor desempenho. Agora, se as saídas estiverem muito liberadas, o motor acabará fazendo um esforço desnecessário, gerando ruído extra e gasto de combustível. O downpipe original, em linhas gerais, equilibra a saída dos gases.
O que muita loja de customização oferece é um downpipe que saia desse equilíbrio e penda para o lado da liberação maior de gases, gerando potência e barulho, coisas que muitos donos de modelos já potentes buscam. Foi o caso do dono da BMW 320I M Sport 2022, que fez o serviço em Goiás.
Existem diversos tipos de peças e, por consequência, preços de todos os tipos. Em geral, as melhores são as de aço inoxidável, já que os gases são altamente corrosivos. Há quem prefira diminuir o peso do veículo e use peças de carbono, mas o desgaste é maior. Em muitos casos, a troca exige ainda o chamado remap de motor, algo que precisa ser bem feito para evitar problemas futuros.
No caso de Balneário Camboriú, a rupura do downpipe fez com que os gases tóxicos entrassem no carro pelo ar condicionado, que por por estar ligado fez com que as janelas estivessem fechadas, criando um ambiente letal. Duas pessoas foram indiciadas pela polícia. O dono da oficina que fez a modificação e o responsável pela troca vão responder por quatro homicídios culposos.
De acordo com a polícia, a peça que rompeu foi instalada em julho de 2023, e o serviço foi realizado por um “indivíduo sem qualquer formação técnica, sob supervisão do proprietário do estabelecimento”.