Com a gasolina cara aumentam os casos de veículos em pane seca nas rodovias. Na área de concessão da Arteris Intervias, no interior de São Paulo, esse número foi 135% maior no último feriado em relação aos mesmos dias no ano passado.
E o que acontece com quem para o veículo na área da rodovia por falta de combustível? É uma infração média. Leva multa de R$ 130 e 4 pontos na carteira. O artigo 180 do Código de Trânsito ainda prevê a remoção do veículo (entenda isso mais abaixo).
Se aconteceu com você, não se sinta mal. Até celebridades como Roberto Carlos e Gustavo Lima já passaram por isso. E tem pane seca que acontece porque o combustível é de péssima qualidade. Mas nada disso é argumento para fugir da multa. Nem pense em lembrar do Roberto Carlos para o policial ou mandar aquele recurso para o Detran falando que o culpado é o posto. Não vai colar.
Veículo pode ser apreendido?
Não pela pane seca e desde que o motorista não abandone o veículo no local. A remoção prevista no Código de Trânsito Brasileiro neste caso não é uma penalidade, mas uma medida de segurança. Ela é feita quando o veículo está em local que atrapalhe o trânsito ou comprometa a segurança dos outros motoristas.
Porém há o risco da autoridade encontrar outros problemas no carro que possam enquadrar em um fato mais grave e aí sim o carro ser apreendido. Caso seja necessário uso de guincho você já sabe: na maioria das vezes você paga. Só essas consequências já são grandes motivos para você controlar o ponteirinho do tanque.
Não esqueça de sinalizar
É importante destacar que o motorista deve sinalizar bem o veículo que está parado antes de ir até o posto. Use o triângulo e coloque em uma distância que os outros motoristas possam perceber que há um veículo parado a frente.
Caso o carro parado não esteja sinalizado corretamente você estará sujeito à multa de R$ 195, porque o Código de Trânsito Brasileiro vê essa infração como mais grave do que ficar sem combustível. Dá 5 pontos na carteira.