A alta do dólar pôs fim a uma era no Brasil. A Volkswagen deixou de comercializar o Passat, que era importado da Alemanha e vinha sofrendo com constantes subidas no preço. O Passat sai de linha mas não some de vez da nossa memória.
Com valor já beirando os R$ 170 mil, o sedã encarava uma faixa do mercado de carros muito aquecido no país, o de SUVs, em que maioria é importada do México e chega com preços mais competitivos.
Com as vendas em baixa, a montadora alemã achou melhor retirá-lo do catálogo de vendas.
Assim, a Volkswagen deixa de vender o veículos que estava no país desde o início dos anos 1970, com variações de nomes, estilos e preços (veja mais abaixo).
Passat sai de linha: o início
O Passat chegou ao Brasil em 1974, um ano depois de ser lançado na Alemanha. Era a versão da VW para o Audi 80. Mas diferentemente da Audi – e dos Passats posteriores, o Passat original não era sedã.
De carroceria fastback no Brasil, o Passat foi muito bem de vendas, e foi ganhando implementos mecânicos ao longo do tempo, como motores mais modernos e novos desenhos.
Acabou sendo um marco para a montadora no país, porque foi o primeiro a ser refrigerado a água. Foi fabricado nas unidades de São Bernardo do Campo e de Taubaté.
Segunda geração
Nem todo mundo sabe, mas a segunda geração europeia do Passat continuou no Brasil, por meio do Santana e do Quantum. Na Alemanha, eles eram respectivamente Passat e Passat Variant.
Apesar de e tratar de uma geração nova, ela ainda era considerada um aproveitamento da primeira.
Terceira geração – inédita aqui
A terceira geração, foi sim, um novo carro, totalmente desenhado do zero. Porém, não chegou ao Brasil, que continuou com o Santana.
Quarta geração
O Passat voltou ao país, mas agora importado e reposicionado como sedã de luxo, nas versões 2.0 e 2.8 VR6. Curiosamente, um destes custa hoje muito menos do que um Passat de primeira geração, que virou artigo de colecionador.
Quinta geração
A quinta geração, lançada em 1998, trouxe 3 opções de motorização: 1.8, 1.8T e V6.
Também recebeu um facelift – e foi chamado de Passat 5.5 na Europa.
Sexta geração
A sexta geração chegou em 2005 e manteve o sedã da Volkswagen posicionado entre os mais luxuosos à venda no país. Veio equipado com câmbio DSG.
Sétima geração
Na sétima geração, a Volks não trouxe grandes mudanças, além da estética. Foi vendido de 2011 a 2014.
Oitava geração
A atual geração é equipada com motor 2.0 turbo, de 220 cavalos. Com vendas em baixa, saiu do catálogo da Volkswagen.