O ano era 1980. O Japão vivia a fase final de seu grande milagre econômico iniciado logo após a Segunda Guerra Mundial. De país arrasado por duas bombas atômicas, se tornara a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos EUA. E foi neste contexto que surgiu o Toyota Camry, ainda uma junção com outro modelo de sucesso da montadora, o Toyota Celica, e acima do Corolla no catálogo.
Ele sobreviveu à década perdida, viu o Japão ser desbancado do segundo lugar entre as maiores economias, mas sempre esteve lá. Agora, 43 anos depois, é hora do adeus. A Toyota anunciou que o sedã está de partida no Japão, sendo mantido em outros mercados de sucesso, como os EUA. O motivo não é econômico, mas sim uma questão de gosto. Assim como em outras partes do mundo, o japonês está preferindo carros maiores, como SUVs.
Os números comprovam. O sedã que acumulou 1,3 milhão de vendas em sua história, vendeu apenas 6 mil unidades em 2022 no território japonês. Se fosse aqui, o Camry teria sido apenas o 53º mais vendido no ano passado. É muito pouco.
Toyota Camry sai de linha no Japão após 43 anos
Em 1980, o Toyota Camry trazia para o mercado japonês o melhor da Toyota, mas ainda precisava de personalidade. Em 1982, ele ganhou o motor V10 que definitivamente o descolou do restante do porfólio.
O Toyota Camry é um dos carros mais populares do mundo, conhecido por sua confiabilidade, durabilidade e desempenho. Foi projetado como um sedan de tamanho médio para competir com outros carros populares da época, como o Honda Accord e o Nissan Altima.
Nos anos 90, o Camry tornou-se um dos carros mais vendidos nos Estados Unidos e em todo o mundo, com sua confiabilidade e facilidade de condução tornando-o uma escolha popular para famílias e pessoas que procuram um carro confiável e econômico. O Camry também foi um dos primeiros carros a introduzir recursos avançados de segurança, como airbags para motorista e passageiro.
Em 2002, o Camry foi totalmente redesenhado, tornando-se mais popular do que nunca. O carro agora oferecia um design mais elegante e moderno, além de recursos de segurança mais avançados e tecnologia de ponta. O Camry também se tornou mais potente, com um motor V6 que oferecia uma experiência de condução mais emocionante.
Longe da terra que o viu nascer, ele continuará rendendo frutos em outros pedaços do mundo. Mas com a preferência cada vez maior por SUVs, fica difícil saber até quando.