A Volkswagen lançou nesta segunda-feira (19) a nova versão do Polo, o hatch que desde 2017 é produzido no Brasil. O carro traz novos itens de segurança e tecnológicos, mas perde potência no novo motor 1.0 turbo. Os preços das versões estão entre R$ 83 mil e R$ 110 mil.
O carro traz linhas mais modernas e ganha algum refinamento. Não é um Golf, mas está acima do que o Polo trazia até então. O carro não é o mesmo que já roda na Europa há algum tempo. A Volkswagen segue montando o Polo em São Bernardo do Campo (SP), mas decidiu inspirá-lo no visual europeu e seguir usando a mesma base do Polo antigo nacional.
São 4 versões, sendo a mais barata com motor aspirado e as outras três com motor turbo da Volks. É o motor turbo, mas ele perdeu potência em relação ao motor turbo da Volks que equipou o próprio Polo e o Up TSI e tinha 128cv.
A Volks reduziu a potência e agora ele tem 116cv. Perde um pouco de velocidade, mas ganha na economia. Esse motor turbo 1.0 de 116 cv faz 13,8 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada na gasolina. Esses números foram registrados no Inmetro. No álcool faz 9,6 km/l e 11,6 km/l.
Entre as novidades, todas as versões agora possuem faróis LED e quatro airbags (frontais e laterais). A boa notícia: em relação à linha anterior houve redução nos preços do modelo.
Veja o que traz cada versão disponível e os preços informados pela Volks:
Polo MPI 2023 (R$ 82.990): Motor 1.0 MPI aspirado com câmbio manual, faróis de LED, quatro airbags, frenagem automática, ar-condicionado manual, assistente de partida em rampas, controle de pressão dos pneus, rodas de 15” com calotas, vidros elétricos dianteiros, central multimídia com tela touch e com Android Auto e Apple CarPlay.
Polo TSI 2023 (R$ 92.990): Conserva os itens da versão anterior trocando o motor pelo 1.0 turbo, a roda de metal com calota por roda de liga-leve de 15″, o painel de instrumentos é digital, adiciona vidro traseiro elétrico, retrovisores com ajuste elétrico e sensor de estacionamento traseiro.
Polo Comfortline 2023 (R$ 102.990): Também com motor turbo, adiciona câmbio automático de 6 velocidades, controle de cruzeiro, volante em couro com paddle-shift, partida por botão e traz a central multimídia VW Play como opcional.
Polo Highline 2023 (R$ 109.990): É o mesmo carro da versão Comfortline que troca a roda de 15″ por 16″, bancos e portas em couro sintético, carregador wireless para smarphones, ar-condicionado digital, traz a central VW Play de série, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro. Também tem sensor de chuva.
E o Polo GTS? Ele virá em um futuro não distante, com motor 1.4, mas nesta segunda-feira ele não foi apresentado.
Assista a apresentação feita ao vivo na manhã de hoje:
Polo europeu vs Polo brasileiro
A Volkswagen optou por fazer o Polo nacional “inspirado” no Polo europeu, que chegou no ano passado. Abaixo colocamos um acima do outro para a comparação visual. O azul é o europeu:
A primeira vista os carros são bem semelhantes. Os faróis do produto nacional são mais simples, embora eles sejam de LED em todas as versões. A versão GTS terá o farol do Polo europeu e será apresentada futuramente.
Porém vale ressaltar que apesar da inspiração os carros são diferentes. O Polo nacional segue usando a mesma plataforma da versão anterior. A traseira também não se parece com a europeia: