Fabricado na Argentina, a nova geração do hatch da Peugeot é muito bonita, bem equipada e cobra (muito) por isso. Pode chegar aos incríveis R$ 94.990 na versão topo de linha e não tem opção de motor turbo.
A Peugeot lança oficialmente o novo 208 no Brasil. Com esse modelo, a montadora francesa quebra o paradigma da sua sequência numérica.
Por ser um modelo completamente novo, o que se esperaria era que o “novo 208” se chamasse 209. Pela falta de sequências com o zero no meio (205, 206,207…), foi resolvido que a nova geração dos seus hatches compactos, chamada pela montadora de “série 200”, se manteria em 208. Pelo menos nessa geração.
Ousadia
As linhas foram atualizadas, se mantiveram modernas e estão bem mais agressivas, se comparado com o antigo. Um dos pontos mais marcantes está na dianteira, no “dente de sabre” formado pelos leds começando no farol e terminando próximo a extremidade inferior do para-choque. Esse detalhe é do estilo “ame ou odeie”.
A traseira é um pouco mais conservadora. As lanternas traseiras têm a identidade da marca, porém não tem leds. Há um aplique em preto conectando as duas lanternas
O 208 que era fabricado aqui no Brasil, agora passa a vir da Argentina. E utiliza a nova plataforma modular da marca: A CMP. Ela indica o futuro dos modelos da PSA, é uma das plataformas mais modernas da marca. Já está preparada para o desenvolvimento tanto de veículos movidos a combustão quanto elétricos.
Tecnologia
A Peugeot aposta todas as fichas nesse novo compacto. A expectativa dela é causar o impacto que o 206 causou no lançamento em 1999. Uma das novidades é a atualização do i-Cockpit (presente apenas nas versões Allure e Griffe) que traz novidades em relação ao modelo anterior. Agora todo o painel é digital e traz informações em 3 dimensões.
Além disso, o carro tem um bom pacote de tecnologia embarcada: alerta de colisão, frenagem de emergência, alerta e correção de mudança de faixa, sistema de reconhecimento de faixas de velocidade, carregador de celular por indução.
Tive a oportunidade de experimentar alguns desses equipamentos no 3008, que tem boa parte desses itens na sua geração atual vendida no Brasil. É uma experiência única. Ter tudo isso disponível num compacto é, de certa forma, inovador. E é nisso que a Peugeot se apoiou na hora de apresentar o novo 208.
Debaixo do capô
Se o carro é completamente novo, o motor 1.6 16V TU5 é veterano. Está presente desde o lançamento do 206, em 1999. Será o único motor a combustão oferecido no novo 208. O 1.6 aspirado passou por adaptações para entrar e até o cárter foi reduzido. O 1.2 aspirado que vinha na versão antiga não estará disponível (pelo menos por enquanto) e o 1.2 turbo encareceria muito o produto, pois viria importado.
O 1.6 aspirado é um conjunto bom. Validado, bem aceito no mercado e com baixo custo de manutenção. Faz falta uma tecnologia mais moderna. Principalmente com concorrentes com motores de alumínio e turbo alimentados. Vai ser difícil o vendedor convencer alguém a levar o novo 208 falando da motorização.
O 1.6 turbo também não caberia por ter um conjunto maior que o aspirado. Nesse caso não vai ser necessário, já que a versão esportiva ganhou a letra ”E” e será apenas elétrico, 208 e-GT. Ele não foi apresentado ainda mas virá para o Brasil também. Tudo indica que em 2021.
E quanto vai custar?
Uma das informações mais esperadas até o dia de hoje eram as informações oficiais de preço e versões do novo 208. Veja abaixo os itens e conheça as versões do novo 208:
PEUGEOT 208 Active 1.6 | Câmbio automático AT6 – R$ 74.990
- Grade frontal cromada
- DRL em LED
- Rodas de liga leve de 16” Kenobi
- Faixa traseira em preto brilhante
- Comandos do volante com contorno em preto brilhante
- Toggle Switches com contorno dos botões cromados
- Abertura de portas interno
PEUGEOT 208 Active 1.6 | Câmbio automático AT6 + PACK – R$ 82.490
Todos os itens da versão ACTIVE e mais:
- Teto de vidro panorâmico
- Ar condicionado digital
- Câmera de estacionamento traseira
PEUGEOT 208 Allure 1.6 | Câmbio automático AT6 – R$ 89.490
Todos os itens da versão ACTIVE PACK e mais:
- Teto de vidro panorâmico
- Rodas de liga leve de 16” diamantada Kenobi
- Escapamento cromado
- Ar condicionado automático digital
- PEUGEOT i-Cockpit® 3D
- Volante multifuncional em couro
- Bancos em Alcantara®
- Apoio de braço para o condutor
- Carregador de smartphone por indução
- Painel de bordo com acabamento Slush
- Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
- Airbags de cortina
PEUGEOT 208 Griffe 1.6 | Câmbio automático AT6 – R$ 94.990
Todos os itens da versão ALLURE e mais:
- Faróis Full LED
- Capa dos retrovisores em preto brilhante
- Aerofólio traseiro em preto brilhante
- Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop
- VisioPark 180°
- Sensor de chuva
- Sensor crepuscular
- Sensor de estacionamento traseiro
- Alerta de Colisão
- Frenagem de Emergência Automática
- Alerta e correção de mudança de Faixa
- Auxílio de Farol Alto
- Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade
Com essas informações em mãos, fica difícil defender a Peugeot. Por mais que se tenha um grande pacote de tecnologia embarcada, boa parte desses itens são opcionais das versões mais caras. E bota caro nisso!
Quem o Leão vai enfrentar?
Comparando rapidamente com os concorrentes diretos nas versões mais completas, a versão Griffe custa quase R$5.000 a mais do que um Polo Highline (R$ 89.990), quase R$ 18.000 a mais que um Onix Hatch Premier (R$ 77.090) e R$ 17.000 a mais que um HB20 Turbo Diamond Plus. Dados retirados dos sites oficiais das montadoras.
Nessa faixa dos R$ 90.000 ele entra na faixa perigosa dos tão desejados SUVs. Aí começa a ficar ainda mais difícil a competição para o leãozinho.
Buscando SUVs na faixa do 208 Griffe, em alguns sites de anúncios encontrei, da própria Peugeot, por cerca de R$ 92.000, um 2008 THP zero km. Sim, não é tão atual. Mas já tem a carroceria “altinha” tão desejada atualmente e com motor turbo com 173 cavalos. Coisa que o 208 não vai te oferecer jamais.
Migrando para outras marcas, a situação fica ainda mais difícil. Pelo valor da versão top, ou até menos, achei zero km ofertado um Ford Ecosport Titanium 2021 (R$ 92.000), um VW Nivus Comfortline 2021 (R$ 90.900), um Honda HRV LX (R$94.900), um Nissan Kicks SL 2020 (R$ 94.900), um Tracker LT 2021 (R$93.900).
Ai você me diz: “Ahh, mas eu não gosto de SUV”. Mas é a tendência. Eles não venderiam como pão quente e as montadoras não lançariam tantos SUVs se não houvesse demanda pra isso.
E agora? Quem poderá te defender?
Só espero que a briga seja feia. Sinceramente gostaria que o novo 208 fizesse sucesso e que as pessoas se encantem pela tecnologia do carro e não se incomodem tanto com o motor e com o preço. Entre esses dois fatores, acho que o mais decisivo é o preço. Não é todo mundo que se importa com o que tem debaixo do capô, mas a maioria se importa com o que tem dentro da carteira.