A Fiat apresentou sua nova aposta para o mercado Europeu, uma repaginada total no Panda, seu modelo de entrada naquele continente que agora chega híbrido e diferente de tudo o que a marca tem em linha. Mas porque isso importa aos brasileiros? Veja em quatro tópicos:
1 – Novo Panda é o primeiro de uma repaginada total na linha
As linhas da Fiat no Brasil e na Europa são muito diferentes desde o final dos anos 90. O projeto do Palio para o Brasil foi o início de uma nova realidade para a filial brasileira e isso foi muito promissor. A filial brasileira da Fiat é um case de sucesso da marca e inclusive regou o caixa da multinacional nos últimos anos para que a empresa crescesse e agregasse a Jeep e a Dodge ao seu portifólio mundial.
Em janeiro de 2021 a Fiat se juntou à Peugeot e foi criada a Stellantis. O novo Panda é o primeiro fruto genuíno desta parceria para a Fiat e servirá de base para a nova linha da empresa que deve ser muito semelhante na Europa e no Brasil. A primeira coisa que Fiat e Peugeot fizeram quando se juntaram foi jogar as suas 14 marcas na mesa e definir qual seria a missão de cada uma. Segundo a própria Stellantis tem divulgado, a Fiat quer produzir carros divertidos e não convencionais.
2 – Panda, ou algo parecido, chegará ao Brasil
A estrutura do Panda servirá como base para novos modelos da Fiat por aqui que terão estrutura híbrida (motor convencional e motor elétrico ao mesmo tempo). Publicações como AutoEsporte já anteciparam que a marca terá um produto que deverá substituir a vaga que hoje é de Argo e Mobi.
Esse produto é o Panda com adaptações ao mercado nacional. Ainda não se sabe quais alterações ele receberá para chegar aqui. Outro ponto é o nome do produto. Especula-se que a Fiat poderá ressucitar o nome Uno ou batizar o veículo de Argo por aqui. Há ainda a hipótese de ser lançado com o nome Panda, o que faria mais sentido dentro de uma política da empresa de unificar seus produtos. Por outro lado é um nome totalmente desconhecido por aqui.
3 – Chegada em 2026
A chegada do novo produto ao Brasil está programada para 2026. Apesar da expectativa de substituição do Mobi, a Fiat não deverá mais ter em linha carros com preço semelhante ao do Mobi ou Kwid. Essa missão deverá ser passada à Citroën, que manterá o C3 em linha.
4 – Deverá ser a cara da Strada
A picape Fiat Strada deverá ser reestilizada em cima desta nova plataforma. A empresa já mostrou um preview de como imagina a nova Strada. Há também a expectativa que a Strada, um projeto da Fiat brasileira, seja também oferecida na Europa. Caso o veículo fique parecido com o que a marca tem divulgado (foto acima), o veículo deverá crescer em relação ao que é oferecido atualmente.