A Citroën é mais uma marca a mudar seu logotipo. Depois de Peugeot, Renault, Kia, Volvo e Volkswagen, entre outras, a francesa dos dois chevrons decidiu voltar às origens e trouxe de volta um logo muito parecido com o primeiro que ela teve há mais de 100 anos.
O novo logo da Citroën é o 10º em 103 anos de história, e surge 6 anos depois da última troca, em 2016. A empresa foi fundada em 1919 por André Citroën, numa época em que o mercado automotivo era uma grande descoberta. De lá para cá, a empresa se transformou e chegou em 2022 pensando em novos ares, mas também batalhando na justiça pelo uso dos chevrons, nome dado a cada um dos dois sinais gráficos usados no logo.
Em 2019, a Citroën entrou na justiça francesa contra o Polestar 2, modelo da chinesa Geely que chegou ao mercado também com dois chevrons, embora em posições diferentes. É mais parecido, na verdade, com a DS, marca de luxo da Citroën. Foram 3 anos de batalhas judiciais, com bloqueio de vendas da Polestar, até um acordo entre as partes, fechado recentemente, sem divulgação do teor. O que se sabe é que a Citroën retirou a queixa. E agora surgiu com o novo logo.
Agora, os dois chevrons são envoltos em um oval, de forma chapada. Junto com o logotipo, a Citroën estreia um novo lema: “Nada nos move como Citroën”.
“Enquanto embarcamos no que provavelmente seja o capítulo mais importante da nossa ilustre história de 103 anos, é o momento adequado para a Citroën adote um novo aspecto moderno e contemporâneo”, disse Vincent Cobée, CEO da marca.