É rotina o brasileiro olhar para outros mercados para saber que carros irão circular por aqui no futuro. É do mercado indiano, emergente como o nosso, que vêm alguns destes exemplares futuros. A bola da vez é o Novo Hyundai Creta indiano, já exibido por lá, mas que por aqui só chega em 2025.
O Hyundai Creta é um carro que atende bem a demanda por SUVs compactos no país asiático. O segmento é extremamente popular na Índia por causa da versatilidade e porque o consumidor local simplesmente gosta do conjunto.
Por que a Índia? O lançamento inicial por lá pode servir como um teste de mercado para avaliar a aceitação do modelo, ajustar eventuais aspectos necessários e obter feedback valioso antes de introduzi-lo em outros mercados, como o Brasil.
Em outas palavras, fabricantes automotivos frequentemente têm estratégias globais que envolvem a introdução de modelos em mercados-chave antes de expandir para outros lugares. A Índia, devido ao seu tamanho e importância no cenário automotivo global, muitas vezes é incluída nessa estratégia.
Como é o Novo Hyundai Creta
Voltando nossos olhos para o lançamento do Novo Hyundai Creta, vemos que ele passou por um profundo facelift. Menos ‘modernoso’ e mais sério, o carro tem dianteira um pouco mais quadrada e com traços mais retos. O capô saltado e com vincos deu um pouco mais de imponência, embora a sobriedade prevaleça como um todo.
A traseira é uma prova disso. Se por aqui a atual geração do Creta chocou os mais conservadores, o Novo Hyundai Creta indiano apela para uma imagem mais confortável. As lanternas percorrem toda a traseira, deixando satisfeitos aqueles que gostam do HB20. É preciso ser justo e dizer que os traços são um pouco mais marcantes do que o hatch coreano e os desenhos das lanternas acabam lembrando um pouco os da Volkswagen, o que também ajuda a deixar tudo menos polêmico.
Por dentro, o maior destaque vai para os novos painel e console central. Agora, quadro de instrumento e central multimídia se fundem, lembrando um pouco de Mercedes-Benz e um pouco menos Land Rover – em visual e funcionalidade.
Difícil cravar como será a motorização do futuro modelo brasileiro, mas na Índia são cinco configurações de motor, todas a partir dos 1.5 turbo e 1.5 aspirado, e sete versões de acabamento, que criam uma alta gama de preços. Na conversão direta, custa de R$ 65 mil a R$ 120 mil na Índia, certamente muito menos do que o brasileiro pagará.