A Hyundai acaba de atualizar o Creta 2025, que agora recebe a nova identidade visual da marca – deixando de lado uma aparência que gerou polêmica entre os amantes do SUV. No começo do ano, o Turboway já havia antecipado como seria o Creta brasileiro, baseado no modelo indiano.
A cara do Creta é totalmente nova. A dianteira foi refeita, e a traseira ganhou iluminação LED que percorre a tampa de fora a fora, conectando as lanternas – algo muito visto na concorrência. As mudanças, no entanto, vão além da estética.
Talvez a principal seja a troca da motorização no topo de linha. Sai o 2.0 aspirado e chega o 1.6 turbo do Tucson. Estamos falando do motor Gamma II 1.6 TGDI, que faz 193 cv de potência com 27 kgfm de torque. O antigo 2.0 aspirado fazia 157 cv e 19,2 kgfm quando abastecido com gasolina.
Mesmo com mais potência, o modelo ficou mais econômico. Se o 2.0 fazia 11,4 km/l na estrada, o 1.6 faz 13,5 km/l usando gasolina. E apenas gasolina. O 1.6 não é flex.
Internamente, o Creta 2025 ficou com aparência mais moderna. São duas telas de 10,25 polegadas, uma para a central multimídia e a outra para os instrumentos. O software também foi modernizado e oferece mais informações aos ocupantes. O espaço interno foi mantido.
O novo Creta 2025 vem com sistema de freio automático de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção do carro na faixa, alerta de ponto cego e também de tráfego cruzado.
São 5 versões, todas com motor turbo e câmbio automático:
Comfort 1.0T – R$ 141.890
- Rodas de 16 polegadas e liga-leve;
- DRL em LED;
- Luz ambiente em LED;
- Painel de instrumentos digital;
- 6 airbags;
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Vidros elétricos;
- Câmera de ré;
- Chave com comandos remotos;
- Piloto automático;
- Central multimídia de 8 polegadas.
Limited 1.0T – R$ 156.490
- Rodas de 17 polegadas e liga leve;
- ADAS, como freio automático de emergência e sistema de manutenção do carro na faixa;
- Carregador de celular por indução;
- Ar-condicionado digital de duas zonas;
- Retrovisor rebatimento elétrico;
- Bluelink.
Platinum 1.0T – R$ 172.690
- Teto solar panorâmico;
- Painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas;
- Central multimídia com 10,25 polegadas;
- Bancos em couro;
- Câmeras em 360 graus;
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Piloto automático adaptativo;
- Câmera para monitoramento de ponto cego;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Seletor de modo de condução.
N Line 1.0T – R$ 182.090
- Conjunto óptico totalmente em LED;
- Faixa horizontal do DRL em LED;
- Setas sequenciais
- Bancos de couro exclusivos.
Ultimate 1.6T – R$ 189.990
- Rodas de liga-leve de 18 polegadas;
- Mais sistemas de auxílio ao motorista;
- Retrovisor eletrocrômico;
- Banco do motorista com ajustes elétricos.
Hyundai quer a liderança entre os SUVs
O princpal desejo da montadora coreana com o novo Creta é chegar ao topo de vendas entre os SUVs. Não é uma tarefa das impossíveis. No acumulado do ano, o Hyundai Creta só perde em vendas para o VW T-Cross.
Enquanto o modelo da marca alemã vendeu 55.362 unidades de janeiro a setembro deste ano, o coreano, ainda na versão antiga, emplacou 48.937 unidades.