Picape foi renovada com novo interior e nova frente que remetem mais à linha Ram do que ao que a Fiat vem apresentando em sua linha.
A Fiat lançou nesta quinta-feira (22) a nova Toro. Por fora a picape recebeu um desenho mais agressivo na dianteira, mas as reais mudanças ficaram no interior, agora mais semelhante à linha Ram (que também pertence ao grupo de marcas da Stellantis). Essas características podem ser observadas na grade frontal das versões diesel e também no interior: saídas de ar no painel e o posicionamento das novas centrais multimídia. A razão para esta aproximação é que a Toro é vendida no Brasil sob a marca Fiat, mas é exportada sob a marca Ram.
A nova Toro recebe em suas versões flex o novo motor 1.3 turbo da Fiat, que está estreando este ano. Esse motor desenvolve 185 cavalos no etanol e é uma versão turbinada do 1.3 Firefly aspirado que é utilizado atualmente na linha Argo e Cronos. Apesar disso, a marca vai manter na versão mais barata o velho motor 1.8, que tem desempenho satisfatório, mas é gastão.
A Toro segue sendo produzida na fábrica de Goiana, em Pernambuco. Porém o novo motor 1.3 turbo é construído na fábrica de Betim, em Minas Gerais. No interior o carro teve mudanças no painel, que agora recebe três novas centrais. Nas versões mais baratas a central é de 7 polegadas e nas versões de topo a central é de 10 polegadas, sendo o primeiro carro a utilizar os sistemas Android Auto e Apple Carplay em tela de posicionamento vertical.
A conectividade, aliás, é outra marca que a Fiat quer impor em sua nova linha. Este ano a empresa deve começar o gerenciamento de um sistema que permite compras através das centrais Uconnect, mas a Toro já adianta uma outra inovação: interação com Iphone e os Apple Watch, que permite por exemplo ligar o carro nestes dispositivos a distância. Porém, esse recurso está disponível apenas nas versões mais caras.
A Toro, aliás, sintetiza muito bem a evolução proporcionada pela parceria entre as marcas que o Grupo FCA, hoje Stellantis, reuniu ao longo dos anos: apesar de ostentar a marca Fiat, a picape é montada sobre a plataforma do Jeep Renegade e também é comercializada no exterior como “Ram 1000”. Na traseira, nada novo. A Toro segue com o mesmo visual.
Veja o mapa de versões da nova Toro.
ENDURANCE 1.8 FLEX AT6 – R$ 114.590
Mantém o antigo motor E-Torq 1.8 da Fiat, usado desde o Punto até a versão HGT atual do Argo. É um motor que rende bem, mas também gasta bem. A versão tem painel digital, airbags laterais e de cortina, duas entradas usb, central multimídia de 7 polegadas, espelhos externos elétricos e com preparação para auxiliar em baliza, comandos de áudio no volante, ar-condicionado convencional, direção e travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura (no banco do passageiro, não), piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 16 polegadas.
ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6– R$ 119.590
É o mesmo carro da versão anterior, porém troca o velho motor E-Torq 1.8 pelo novo motor 1.3 Turbo da Fiat.
ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 152.990
Possui os mesmos acessórios das versões citadas anteriormente, mas o motor é o Diesel 2.0 com transmissão automática de 9 marchas e tração nas quatro rodas (4×4).
FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 131.890
Motor 1.3 Turbo flex com câmbio automático. Em relação a versão Endurance acrescenta câmera de ré, ar-condicionado digital, apoio de braço entre os bancos frontais, faróis full Led, Roda de 17 polegadas, barras no teto e capota marítima. No lugar da central multimídia de 7 polegadas, oferece uma de 8,4″.
FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 164.390
Motor diesel 4×4 com câmbio automático. Em relação a versão Endurance, acrescenta a central de 8,4 polegadas, controle de descida e acabamentos, como maçaneta, na cor do veículo.
VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 – R$ 144.990
Versão flex, com motor 1.3 turbo. Tem os mesmos acessórios da versão Freedom, mas acrescenta sensor de estacionamento frontal, carregador de celular por aproximação no console, airbags de joelhos, roda de liga leve de 18 polegadas, bancos em couro, chave que permite o acionamento por aproximação, assentos da frente com ajuste elétrico. Na versão Freedom a Toro tem maçanetas na cor do veículo, na Volcano esses itens são cromados.
VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 177.690
Motor diesel com tração 4×4 e câmbio automático. Possui os mesmos itens da versão Volcano flex (o carro citado no item anterior).
RANCH TURBO DIESEL AT9 4×4– R$ 185.490
Motor diesel com tração 4×4 e câmbio automático. Possui a frente diferenciada, mais parecida com a linha Ram. A central multimídia é a maior da linha, de 10 polegadas. Possui frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa. Espelhos e maçanetas são cromados. No vidro traseiro traz barra de proteção. Tem ainda santantonio, estribo e para-barro.
ULTRA TURBO DIESEL AT9 4×4 – R$ 187.490
Versão topo de linha, diesel com tração 4×4 e câmbio automático. Possui central multimídia de 10 polegadas e grade frontal diferenciada, como na Ranch. No interior possui detalhes em couro e acabamento na cor vermelha. Em relação a versão Ranch, os detalhes são estéticos.