A Noruega já está vivendo 2030 e isso não é um meme. Países da União Europeia têm planos de trabalhar apenas com carros elétricos daqui a seis anos, mas a Noruega já está quase lá. De tudo o que foi emplacado no país em julho, 92% são veículos elétricos.
Esses dados foram publicados pelo site OFV, organização que publica regularmente dados sobre mobilidade no país. Apenas 45 veículos a combustão foram vendidos no mês de julho. Quais são estes “heróis da resistência”?
Segundo os dados da autoridade de mobilidade do país, foram 10 Suzuki Swift – modelo que não temos mais no Brasil, 6 Porsches 911, 5 Mazda MX-5, 2 BMW Serie 1, 2 BMW M2, 2 Volvo XC90 (transformados em ambulância), um Suzuki Ignis, um Suzuki Vitara e um Mazda CX-30.
Os híbridos também estão em queda na Noruega. Foram apenas 5% de híbridos e isso tem uma razão: o governo do país retirou os incentivos fiscais para motores híbridos no início do ano. Assim, os elétricos têm dominado porque o país tem uma boa rede de carregadores.
Veja os elétricos mais vendidos no país:
- Tesla Model Y: possui 12% das vendas no país em 2024, mas está com vendas em queda. Na sequência vem o Volvo EX30 e o Volkswagen ID.4.
Na terceira posição está o Toyota BZ4X, seguido da Kombi elétrica – a Volkswagen ID.Buzz. Segue esta lista o “MG 4“, da fabricante MG, e o Tesla Model 3. Fecham a lista dos 10 mais o Hyundai Kona, o Audi Q4 e o Volkswagen ID.3.