A montadora japonesa Nissan anunciou ter descoberto um tipo de fibra de carbono muito mais rápido de ser fabricado e, principalmente, muito mais barato. A criação em massa pode resultar em uma revolução no mundo automobilístico, acostumado com os pesados carros feitos com chapas metálicas.
Até então a fibra de carbono era aplicada apenas em carros esportivos e de muito luxo, uma vez que é um item caríssimo. Possui praticamente a mesma resistência do aço, mas pesa como plástico. Para os superesportivos isso significa, por exemplo, correr mais.
Em geral, a fabricação das placas leva tempo e gasta muita energia, o que torna o preço ainda maior. Mas os engenheiros da Nissan criaram uma maneira de fazer o serviço em 1/5 do tempo. É claro, a empresa não explicou como.
O barateamento do produto poderia mudar e muito o mercado de carros de passeio. Além da redução brusca do peso total, que faria qualquer veículo economizar combustível, a segurança seria melhorada, uma vez que a fibra torna os acidentes menos violentos do que as chapas metálicas.
Também serviria para mudar o centro de gravidade do veículo, tornando-o mais eficiente como máquina. A Nissan não informou se irá compartilhar a inovação com Renault e Mitsubishi, fabricantes com quem mantém uma aliança de cooperação. É esperar para ver quando será colocado em prática e em quais condições.