Um motorista morreu depois de bater violentamente contra o emblemático Portão de Brandemburgo, um dos principais cartões postais da Alemanha. O acidente foi no fim da noite deste domingo e não deixou outras vítimas.
Segundo a imprensa alemã, a suspeita é que ele estivesse muito acima da velocidade permitida. Pelo impacto – e pelo estrago no carro – a possibilidade de o acidente ter sido a 200 km/h não é descartada.
Apesar do forte impacto, o pilar do Portão de Brandembrgo não sofreu grandes danos. A área foi isolada para o trabalho dos mais de 30 socorristas escalados para atua no caso. Apesar de a área ser muito turística, não havia nenhuma pessoa no caminho do motorista. O caso está sendo investigado pela polícia alemã.
Portão de Brandemburgo já foi conquistado por Napoleão e Stalin
Alvo do acidente deste domingo, o Portão de Brandemburgo tem histórico de resiliência. Construído em 1791, foi conquistado em 1806 por Napoleão Bonaparte, que levou para Paris a quadriga que fica no topo. Quadriga é o nome dado a um carro de duas rodas puxado por quatro cavalos.
A quadriga foi devolvida em 1814, mas levada de novo pelos sovéticos após a derrota da Alemanha na 2ª Guerra Mundial. Restaurada, ela foi devolvida de forma completa já nos anos 1990 e está disponível para ser visitada.