Motor EcoBoost: Ford é obrigada a dar 10 anos de garantia após investigação

Válvula de admissão pode esquentar além da conta e até cair dentro do motor, causando acidentes

Chegou ao fim uma novela polêmica envolvendo a Ford. A montadora aceitou dar 10 anos de garantia a clientes que compraram carros com motor EcoBoost para assim encerrar uma investigação contra a marca, por causa de uma peça defeituosa que poderia causar o travamento do motor durante o funcionamento.

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A Ford sempre se vangloriou de seu motor EcoBoost. Tida por ela própria como revolucionário, o motor EcoBoost trouxe uma novidade: ele aproveita a energia da saída do escapamento para alimentar o turbo e assim fornecer mais e mais energia.

Os EcoBoost ajudaram também no downsizing da motorização. Foi um dos primeiros tricilíndricos 1.0 a equipar o mercado, ainda em 2011, e hoje está presente em carros bem maiores, tendo até versões V6.

O problema é que embora seja uma grande aposta da Ford, o EcoBoost também trouxe dor de cabeça à montadora. São diversos os problemas relatados, sobretudo nos últimos anos e com motores maiores.

As falhas causaram uma investigação da NHTSA, a agência reguladora do mercado automotivo americano. Após uma longa investigação, a estatal obrigou a montadora a estender a garantia de motor para até 10 anos.

O problema verificado tanto pela NHTSA quanto pela Ford foi nas válvulas de admissão. Ela pode eventualmente cair dentro do motor EcoBoost, fazendo com que ele até desligue com o carro em funcionamento, causando riscos de acidentes sérios. Tudo porque as peças não suportam grandes temperaturas durante o uso comum. Os problemas podem ocorrer antes mesmo dos 30 mil quilômetros rodados.

O lote de fabricação das peças defeituosas é de maio a outubro de 2021. A Ford já inclusive fez um recall de mais de 90 mil veículos, e mesmo assim teve que estender a garantia para satisfazer a questão.

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Os carros envolvivos no recall foram Bronco, F-150, Edge, Explorer, Nautilus e Aviator. Por se tratarem de modelos internacionais, alguns vendidos, por exemplo, no Brasil, era esperado que a garantia estendida chegue até aqui. Não houve um pronunciamento da Ford a respeito. A NHTSA legisla apenas em solo americano.

Os motores EcoBoost equipam no Brasil outro carro polêmico. O Ford Fiesta EcoBoost é considerado problemático por causa da sua correia dentada banhada a óleo.

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