Carro foi resgatado pelos filhos do jogador, 26 anos depois do acidente que matou jovem promessa do futebol brasileiro.
Os três filhos do jogador Dener, morto em 1994 em acidente na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, recolheram o veículo, que será reformado durante a gravação de um documentário sobre o jogador.
Dener voltava pro Rio de Janeiro depois de visitar a família em São Paulo. Morreu enquanto dormia no banco do passageiro. O carro era guiado por um amigo do atleta.
O veículo estava intacto na garagem de um dirigente do Vasco da Gama, clube onde o atleta atuava no momento da morte. O caso foi revelado pelo Esporte Espetacular, da Rede Globo, em abril do ano passado.
O carro
O Mistubishi Eclipse era o carro do momento no início dos anos 90. Entrou no país logo depois da reabertura para importados, feita pelo então presidente Fernando Collor. Custava salgados 50 mil dólares. Sonho de muitos, foi uma exigência do atleta para assinar a renovação de contrato com a Portuguesa de Desportos. A versão GS 1992 veio personalizada, com placas DNR-0010, uma alusão ao nome do atleta e ao número que ele usava na camisa.
O modelo GS, de Dener, vinha equipado com motor 2.0, 16 válvulas de duplo comando, 136 cavalos e 17,3 kgfm de torque, além de câmbio manual de cinco velocidades.
O design do Eclipse chamava a atenção. Tinha farois escamoteáveis e uma traseira arrojada, com lanternas arredondadas de fora a fora e aerofólio integrado à tampa do porta-malas. Por dentro tinha painel voltado para o motorista. Teve quatro gerações, mas só as duas primeiras fizeram mais sucesso no país. Devido a alta das taxas de importação, a montadora japonesa trouxe poucas unidades da terceira e quarta geração, encerrada globalmente em 2012.
Até hoje o carro chama a atenção na internet. No Webmotors é possível encontrar modelos do mesmo ano de Dener por R$ 55 mil.