Ao passar por uma tragédia climática sem precedentes com mortos e destruição de casas, os moradores das cidades atingidas no Rio Grande do Sul também enfrentam a destruição da frota de veículos. Nas cidades mais atingidas foram observados milhares de modelos que foram totalmente inutilizados pelas enchentes. Perda total.
Eldorado do Sul é uma destas cidades. Com 90% da cidade alagada, as imagens do município pós chuva revelam um verdadeiro cemitério de veículos. Eldorado tem quase 40 mil habitantes e o Detran do Rio Grande do Sul aponta que existem quase 24 mil veículos registrados na cidade, entre motos, carros, vans e caminhões. Apenas carros são 16 mil.
Nas imagens registradas pela TV Globo é possível ver centenas de veículos totalmente inutilizados. Levantamento do Turboway aponta que na cidade existem dois veículos de coleção (placas pretas) registrados, mas ainda não é possível saber se eles foram atingidos pelo desastre. Uma reportagem da BBC aponta que o Rio Grande do Sul deve ter o maior evento de acionamentos de seguradoras da história do Brasil. Isso mostra que o perfil da frota destas cidades mudará muito nos próximos anos.
Dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas e também perderam seus veículos que representam uma enorme perda material. Ainda com prioridade no resgate de vidas humanas, não foi divulgado um plano para que pessoas e empresas possam ter alguma ajuda para recomprar seus bens. A expectativa é que os governos abram linhas de crédito para este fim.
A cidade de Estrela também foi bastante atingida pela cheia do Rio Taquari. A cidade tem cerca de 30 mil veículos registrados no Detran do Rio Grande do Sul. Doze destes veículos são de coleção. Um deles é um Plymouth Fury, de 1959. Novamente, ainda não é possível saber quais destes veículos foram perdidos.
Todo o Rio Grande do Sul possui 5 milhões de veículos registrados, entre carros, motos, vans, caminhões e ônibus. Além dos veículos particulares perdidos nas enchentes, algumas montadoras com unidades no sul tiveram que paralisar suas atividades. É o caso da Chevrolet e da fabricante de ônibus Marcopolo. Falamos sobre isso aqui.
Turboway se solidariza com os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Para ajudar as vítimas das chuvas, existe um site que informa entidades envolvidas diretamente com a causa.