Novo produto tem parte de borracha sustentada por estruturas de fibra de vidro e dura três vezes mais do que o pneu atual.
Em um século de indústria automotiva os pneus agregaram tecnologia, mas nada que impedisse que um simples prego fizesse um estrago. Visualmente também não houve um pneu que nos desse algum sinal de que o futuro dos filmes de hollywood já chegou. E olha que os carros voadores já estão em teste por aí.
Brincadeiras a parte, a fabricante Michelin espera impactar o mercado com um lançamento em 2024. É o UPTIS, um pneu à prova de furo e que não é preenchido com ar. Ele é simplesmente uma banda de rodagem de borracha sustentada por barras construídas com uma nova geração de fibra de vidro.
Adeus calibrador
A Michelin vai além e informa que o novo pneu é fabricado com menos borracha e que, portanto, é menos nocivo ao meio ambiente. Também é mais durável: sua vida útil é três vezes superior à dos atuais pneus e isso deverá reduzir o volume de pneus descartados na natureza. Quer mais boas notícias? O pneu não tem ar no interior, aliás ele é todo vazado, e obviamente não precisa ser calibrado.
A nova tecnologia começou a ser desenvolvida há 4 anos pela Michelin em parceria com a Chevrolet. O Bolt foi o primeiro carro a testar a tecnologia.
Os atuais pneus têm camadas grossas de borracha para absorver impacto e evitar ao máximo a ação de agentes externos, como é o prego que sempre faz estrago. A pergunta que você deve estar fazendo é: esse pneu da Michelin atende esses requisitos?
A resposta vem de youtubers que foram convidados pela Michelin para testar um Mini equipado com este pneu. A avaliação deles foi que o produto é sim semelhante ao atual pneu disponível no mercado. E os borracheiros nessa, hein?
Abaixo a avaliação do pneu pelo youtuber convidado pela Michelin: