Tela mede 141 centímetros e é integrada às saídas de ar. Dispositivo conta com inteligência artificial e equipará elétricos da montadora.
A Mercedes-Benz acaba de revelar sua mais nova criação no campo das centrais multimídias. A Hyperscreen é uma super tela de 56 polegadas, 18 a mais do que a do Cadillac Escalade, que já impressionava pelo tamanho. A tela multimídia da Mercedes é, pelo menos por enquanto, a maior do mundo.
As centrais multimídias viraram artigo relevante na concorrência entre as montadoras. A cada ano surge um dispositivo mais inteligente, mais cheio de aplicações e também maior. E o número de telas por veículo também vem aumentando.
Em vez de uma central entre os dois ocupantes, os veículos foram ganhando com o tempo uma segunda tela no lugar dos mostradores do painel. E mais recentemente uma terceira, para o passageiro da frente. É o caso da nova central multimídia da Mercedes.
A Hyperscreen vai de fora a fora no painel, inclusive se integrando às saídas de ar, mas em apenas três trechos ela tem telas funcionais. São de OLED de última geração, que dão todo tipo de informação sobre o carro. No total, são 141 centímetros.
Inteligência artificial
Além do tamanho, a super tela da Mercedes vem com inteligência artificial embarcada. Ela é capaz de aprender os gostos do motorista e se adaptar. Por exemplo, se todos os dias o condutor trocar a estação de rádio em um determinado horário, ela será capaz de entender isso e sugerir a troca antes. É possível cadastrar mais de um perfil de uso – muito válido para famílias que dividem o mesmo veículo.
Outro exemplo interessante da inteligência artificial: se o motorista entrar em uma rua esburacada, o carro irá sentir a trepidação e irá sugerir uma alteração na suspensão. E se essa rota virar rotina, a sugestão pode ser feita com antecedência ao condutor. O sistema também já vem com algumas informações prévias sobre rotas e pode fazer as sugestões mesmo em uma rua onde o motorista nunca foi.
Quando chega?
O Hyperscreen vai estrear na família de veículos elétricos EQS da Mercedes. O sedã elétrico Classe S, sétima geração do model, deve ser lançado na Europa e Estados Unidos no segundo semestre. No começo de 2022 equipará o novo SUV elétrico da marca alemã.