Um misto de saudosismo e dever cumprido. Assim o Mégane RS, último hot hatch da Renault, pode ser classificado. A versão Ultimate acaba de bater um recorde na mítica pista de Hockenheim, Alemanha.
O modelo conseguiu a volta mais rápida em Hockenheim para um modelo de tração dianteira sem modificações. O esportivo francês completou uma volta na pista em menos de dois minutos, em 01:59.2, para ser exato.
A única mudança em relação ao veículo de produção foi a troca por um pneu de corrida e rodas de carbono, além da retirada do banco traseiro, o que reduziu o peso em 130 kg. No mais, o Mégane RS como a Renault oferece ao público.
Isso significa que foi para pista um hatch com motor 1.8 turbo com quatro cilindros, que desenvolvem 300 cavalos e 40 kgfm. O carro original faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mas pode ter feito ainda menos nas mãos do piloto alemão Christian Gebhardt, autor do feito.
O recorde de volta mais rápida no circuito de Hockenheimring para um carro de passeio é de 1:43.4, estabelecido em 2018 pelo piloto alemão Timo Bernhard, a bordo de Porsche 911 GT2 RS. Já o recorde para um Fórmula 1 é de Sebastian Vettel, que marcou 1:11.2 em 2018, de Ferrari.
Cada vez mais Alpine
A saída de linha do Mégane faz parte de um novo plano estratégico da montadora, que pretende bombar a marca própria de esportivos Alpine. A medida começou pela Fórmula 1, em 2021, quando a equipe Renault foi transformada em Alpine. Desde então, as vendas cresceram, com a grande exposição da marca.
Presente no Brasil nos anos 90 em versões menos apimentadas, o Mégane não foi um campeão de vendas. Apesar de ser um carro bem equipado, ele sofreu com a má fama que os veículos franceses tinham no país, o que só foi superado mais recentemente. Chegou como importado em 1996 e só foi nacionalizado em 1999. Saiu de linha definitivamente em 2011, quando a empresa passou a focar seus esforços em modelos menores, como o Clio e o Sandero.
Além do recorde em Hockenheim, o Mégane RS se despede com outros recordes. É dele os melhores tempos, por exemplo, em Nürburgring e em Suzuka, entre outros circuitos de renome.