Marcas tradicionais definem os híbridos como padrão para o Brasil nos próximos anos

Em anúncios de investimentos recentes para os próximos 10 anos as marcas têm informado que planejam uma série de modelos híbridos para o mercado nacional

Os recentes anúncios de investimentos das tradicionais montadoras de veículos instaladas no Brasil já adiantam o que teremos no mercado automotivo nacional nos próximos anos: muitos híbridos. Os veículos 100% elétricos serão oferecidos em uma faixa mais alta de preços e deverão chegar importados. A chinesa BYD segue estratégia diferente e aposta em uma linha de maioria 100% elétrica.

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Das marcas tradicionais, a Fiat já tinha sinalizado há algum tempo que achava o etanol brasileiro promissor e que por isso deveria investir em híbridos. Aqui é bom pontuar que as marcas estão migrando para tecnologias elétricas e híbridas porque leis que barram veículos poluentes estão entrando em vigor por todo o planeta. O Brasil também tem lei recente que não permite que carros zero emitam poluentes como há três anos, por exemplo. Por isso está ocorrendo esta evolução em manada.

A Toyota, que é pioneira nos híbridos no Brasil, deve ampliar a oferta de veículos híbridos. A Volkswagen já sinalizou que vai colocar híbridos nas lojas nos próximos anos e trará apenas alguns modelos elétricos da Europa. Eles (os elétricos) não são vistos como prioridade pelas marcas tradicionais.

A Renault é entusiasta da tecnologia 100% elétrica. Ela já vende o Kwid elétrico no país, porém importado. A marca se prepara para também produzir híbridos no país. Hyundai e Caoa Chery estão seguindo pelo mesmo caminho.



Novata no mercado brasileiro, a chinesa GWM vai estrear esse ano sua fábrica no interior de São Paulo. Vai apostar em híbridos e também em veículos 100% elétricos. Já a BYD, que vem alcançando sucesso com o seu Dolphin 100% elétrico, pretende apostar fichas em carros 100% elétricos que devem ser fabricados no Brasil.

100% elétrico ou híbrido?

Os carros 100% elétricos possuem as baterias como ponto fraco e que ainda geram muitas perguntas: o que fazer quando uma destas baterias precisar ser trocada? Quem realiza o descarte? Dentro da garantia a bateria é trocada pelo fabricante, mas e fora dela? As pessoas pagarão caro por isso ou vão descartar os carros?

Os veículos 100% elétricos ainda não fazem volume no mercado de usados. Esse mercado aceitou bem os híbridos, mas e os elétricos?

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Fato é que as marcas investiram em plataformas para a produção de híbridos que suportam também a fabricação de elétricos. Significa que, se a BYD estiver realmente no caminho certo, veremos uma mudança de rumo das demais montadoras. O que pesa contra a tecnologia 100% elétrica no Brasil? As longas distâncias entre cidades que tornam a manutenção de um elétrico muito trabalhosa. Porém, vale lembrar, a tecnologia avança todo dia e tudo pode mudar.

O que é um veículo híbrido?

Veículos híbridos são aqueles que possuem dois sistemas embarcados e eles funcionam em conjunto. Tem tanto a tecnologia convencional, com motor à combustão, como a tecnologia de propulsão elétrica. Existem sistemas híbridos diversos. Desde o híbrido leve, onde o motor elétrico funciona como um alternador, recuperando energia de frenagens ou do próprio motor convencional para auxiliar na movimentação do carro. Os sistemas híbridos mais robustos trabalham na movimentação direta do veículo e praticamente utilizam o motor à combustão como um gerador de energia.

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