Que a Ford está prestes a trazer ao Brasil a icônica picape F-150, veículo mais vendido nos Estados Unidos por 45 anos consecutivos, não é mais novidade. Mas faltava a montadora dizer quais versões estariam disponíveis ao público. Não falta mais.
No site da montadora já é possível encontrar o manual do proprietário do veículo, que indicam as versões que chegarão oficialmente por aqui. A Ford trará duas: Lariat Sport e Platinum, ambas equipadas com motor 5.0 V8 a gasolina. Isso mesmo, nada de diesel.
A escolha do motor não foi bem uma escolha. Pela lei do Brasil, veículos a diesel são permitidos para modelos com capacidade de carga superior a 1 tonelada. A F-150 tem como capacidade de carga 728 kg na versão Lariat Sport e 681 kg, na Platinum.
Apesar da limitação no tipo de combustível, a Ford trará um grande carro. O motor é o mesmo que equipa o Mustang: 405 cavalos e 56 kgfm, em um motor de 5.038 cm³ de 8 cilindros e 32 válvulas. A transmissão é automática de 10 velocidades, com possibilidade de trocas manuais na manopla do câmbio ou em uma alavanca no volante.
As versões Lariat Sport e Platinum são as intermediárias nos EUA. Por lá, a opção mais barata é a XL, que custa a partir de 33 mil dólares, e a mais cara é a Limited, a partir de 84 mil dólares. A Lariat sai por 57 mil dólares e a Platinum, por 64 mil.
Não há informações de preços para o Brasil, mas é certo que a F-150 custará mais que seus irmãos menores Maverick (a partir de R$ 240 mil) e Ranger (R$ 228 mil). A Ford planeja 10 lançamentos para o Brasil este ano e eles não devem se sobrepor.
F-150 elétrico no Brasil
A Ford confirmou apenas duas versões a combustão no Brasil. Mas a importadora independente Direct Imports vende também a versão elétrica da picape, lançada no mercado americano em 2021. A topo de linha elétrica custa 96 mil dólares lá fora. Para ter uma no Brasil, o comprador desembolsa R$ 850 mil.