Empresa mexicana compra e reforma modelos para depois vender com 2 anos de garantia. Expectativa é gerar até dois mil empregos.
A Kavak, startup mexicana que compra e vende carros usados, chega ao Brasil após um investimento de US$ 500 milhões – R$ 2,5 bilhões e a promessa de gerar mil empregos diretos.
A empresa é o primeiro unicórnio do México – termo que designa startups que chegam a US$ 1 bilhão de valor de mercado. Ela foi criada em 2016, por três venezuelanos que vivem no país. Um deles trabalhou na Amazon da Inglaterra e o outro no Groupon, aqui no Brasil. “Ser estrangeiro foi o que nos fez empreender este negócio”, disse a terceira integrante do grupo, que deixou o emprego na Coca-Cola para se unir ao projeto.
Roger Laughlin, o que já morou aqui, será o responsável pela operação no Brasil, a maior fora do México.
A Kavak vale a pena?
O modelo de negócios seguirá o mesmo da matriz: donos de veículos usados com até 10 anos poderão vender os veículos por meio do site da empresa. Um funcionário irá até o cliente para vistoriar 240 itens do carro e depois oferecer uma proposta. O negócio pode ser fechado pelo site e o cliente recebe o valor à vista no mesmo dia.
Os veículos adquiridos pela startup são reformados e vendidos pelo site. O cliente pode financiar os modelos pela própria plataforma e tramitar documentos. A empresa oferece garantia de 2 anos.
Recém chegada ao país, a empresa faz planos de expansão. “Hoje temos 300 mil m² em infraestrutura e queremos expandir ainda mais no Brasil, com mais de 1 milhão de m² nos próximos meses, disse Laughlin, que pretende vender 50 mil modelos até fim de 2022.