Todo começo de ano jornalistas de revistas especializadas na Europa elegem o carro do ano no continente. A lista do carro do ano com os cinco finalistas da edição 2024 (com carros lançados em 2023) está pronta: concorrem os modelos Kia EV9, Peugeot e-3008, Renault Scenic, Volvo EX30, BMW 5 Series, BYD Seal e Toyota C-HR.
Ao longo dos próximos dias, vamos relembrar os ganhadores ano a ano desde 1964, quando o prêmio foi oficializado. Há de tudo na lista: Fiats, Volkswagens, Peugeots e muito mais. Confira abaixo a primeira parte da lista:
Carro do ano 2023: Jeep Avenger
O Jeep Avenger venceu em 2023 uma dura disputa contra Volkswagen ID Buzz, Nissan Ariya, Kia Niro, Renault Austral, Peugeot 408 e o Subaru Solterra/Toyota bZ4X. Para um dos avaliadores, o Avenger tem “uma verdadeira maturidade na forma como dirige e, como os melhores carros pequenos, não parece barato ou ofuscado pelo trânsito. É utilmente menor que os rivais, o que realmente acrescenta algo novo ao mundo dos veículos elétricos. Ninguém ainda fez um veículo elétrico pequeno tão completo quanto o Jeep. O fato de um carro tão progressista e inovador vir da Jeep o torna ainda mais notável”.
Carro do ano 2022: Kia EV6
O EV6 foi o primeiro Kia e o terceiro carro 100% elétrico a bateria a ganhar o prêmio europeu. O vice-campeão foi o Renault Mégane E-Tech Electric, enquanto o parente próximo da Kia, o Hyundai Ioniq 5, terminou em terceiro. Eles foram seguidos pelo Peugeot 308, Skoda Enyaq, Ford Mustang Mach-E e Cupra Born.
Carro do ano 2021: Toyota Yaris
O modelo, oferecido apenas como híbrido na Europa, superou rivais como o Fiat 500 elétrico, o Cupra Formentor e o Volkswagen ID.3. É a segunda vez que um Yaris ganha um prêmio. Mostraremos que ele levou também o Carro do Ano de 2000, ainda na primeira geração do carro japonês.
Carro do ano 2020: Peugeot 208
Mesmo numa disputa cheia de concorrentes fortes, como o Tesla Model 3 e o Porsche Taycan, o 208 levou o prêmio, o sexto da Peugeot desde o início da premiação. O Peugeot 208 fez bastante sucesso, e vendeu 200 mil exemplares só em 2020, ano muito marcado pelo início da pandemia.
Carro do ano 2019: Jaguar I-Pace
A primeira tentativa da Jaguar de criar um carro elétrico foi um sucesso. De cara, o I-Pace levou o primeiro lugar na competição de carro do Ano na Europa, ao vencerrivais como o Tesla Model X e o Audi e-tron. Depois do prêmio o modelo se manteve de maneira sólida no mercado, mesmo com concorrência pesada de rivais alemães.
Carro do ano 2018: Volvo XC40
O menor SUV da Volvo incorpora o estilo, o conforto e a classe que tornaram os novos XC90 e XC60 tão populares, em um tamanho mais compacto e manejável. Uma variedade de recursos de segurança e motores exclusivos, incluindo um híbrido, criaram um pacote interessante, e fizeram o carro cair no gosto dos jurados. O XC40 venceu o Seat Ibiza na concorrência de 2018 e ajudou a sueca a implementar sua política de lançar pelo menos um carro elétrico por ano.
Carro do ano 2017: Peugeot 3008
A procura por SUVs compactos e crossovers atingiu novos patamares durante este período, quando a Peugeot escolheu o momento perfeito para lançar um dos seus melhores carros da década. Posicionar os instrumentos acima de um volante pequeno e achatado no seu agora conhecido conjunto “i-Cockpit” foi uma composição interior única que contribuiu muito para conquistar os jurados. Depois do prêmio, o modelo se manteve em alta e tem sido um dos SUVs mais vendidos da Europa.
Carro do ano 2016: Vauxhall Astra
O grande trunfo do Vauhall Astra foi ser totalmente reconstruído, o que o fez perder 200 quilos e ficar mais ágil perto dos rivais. O ganho de desemenho e eficiência foi fundamental para vencer o Volvo XC90 na premiação de 2016 (com carros de 2015). Anos depois, o modelo se manteve bem no mercado, brigando em vendas contra o Ford Focus e o VW Golf, graças, principalmente a um facelift em 2019.
Carro do ano 2015: Volkswagen Passat
Último Volkswagen a levar o prêmio, no já longínquo ano de 2015, o Passat de 8ª geração foi mesmo um sucesso, seja por causa do seu motor 2.0 biturbo, seja pela transmissão DSG de 7 velocidades. Deixou o Citroën C4 Cactus eo Mercedes-Benz Classe C comendo poeira. A geração se mantém em linha, embora esteja muito envelhecida.
Carro do ano 2014: Peugeot 308
A reformulação e o refinamento do estilo da Peugeot naquele ano ajudaram a colocar seu novo hatchback novamente em linha contra rivais como o VW Golf, o BMW i3 e o Tesla Model S. Um facelift de meia vida o fez permanecer em boa posição, até ser substituído por uma nova geração, em 2021, essa sem o mesmo sucesso.
Em breve, mostraremos a lista do carro do ano com modelos vencedores de 2013 a 2004 na Europa.