“Britânico de nascimento e brasileiro de coração”. Com essas palavras Lewis Hamilton recebeu hoje o título de Cidadão do Brasil, entregue pela Câmara dos Deputados, em Brasília, em evento repleto de homenagens ao heptacampeão do mundo.
Hamilton, que chegou à Câmara dando ‘boa tarde’, em português, recebeu o título das mãos do presidente da casa, Arthur Lira, em sessão solene. “Não consigo explicar esse amor que vocês mostram todos esses anos a mim. Não sabia o que esperar hoje, mas ver todos vocês me trouxe uma energia maravilhosa. Muito obrigado, do fundo do meu coração. É uma honra. Agora posso finalmente dizer que sou um de vocês. Eu amo o Brasil”, disse o emocionado piloto.
O título de cidadão honorário foi concedido em junho, mas só foi entregue nesta segunda-feira, pois foi quando o piloto finalmente conseguiu estar no país, em ocasião do GP de São Paulo 2022. O principal motivo da honraria, idealizada pelo deputado André Figueiredo, foi a performance do piloto na corrida disputada no país em 2021. Após vencer um duelo pessoal contra Max Verstappen e levar a vitória em Interlagos, Hamilton pediu uma bandeira brasileira aos comissários e desfilou na frente dos fãs, tal como fazia um certo Ayrton Senna.
Por falar em Senna, o tricampeão brasileiro foi lembrado na tribuna de honra. “Quero dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna. Seus amigos, familiares e fãs. Tinha cinco anos quando o vi correndo e sabia que queria me tornar piloto e campeão mundial. Sou apaixonado pelo Brasil e foi por essas lentes que comecei a ver vocês”, disse Hamilton.
Hamilton deixou a Câmara e seguiu para agenda com ativistas negros, uma de suas principais bandeiras como cidadão. Com o campeonato de F1 já decidido, ele vai iniciar a preparação para o GP de São Paulo, marcado para o próximo domingo, 13.