Em leilão realizado nesta sexta-feira pelo Governo Federal, a CCR arrematou a concessão da Rodovia Presidente Dutra por mais 30 anos.
A CCR, que já administra a rodovia desde 1996 ficará com ela até 2052. Nesse tempo terá que fazer investimentos de R$ 15 bilhões e administrar também um trecho da Rodovia Rio-Santos, entre Rio de Janeiro e Ubatuba, que entrou no pacote.
O leilão foi disputado também pela Ecorodovias. Segundo a Agência Estado, o curto prazo de preparação espantou empresas estrangeiras que poderiam participar do pregão.
Uma das obrigações assumidas pela CCR é baixar o valor do pedágio em 20%. Hoje os pedágios mais caros estão nos trechos de Pindamonhangaba, Itatiaia e Seropédica. Custam R$ 14,20. No novo sistema, a rodovia terá que implantar o sistema de pedágio sem cabine de cobrança, que já explicamos como funciona aqui no Turboway.
A empresa também deverá construir 600 quilômetros de faixas adicionais e implementar sinal de wifi e luz de led em toda a rodovia. Veja abaixo como foi o leilão:
Dutra tem muitos gargalos
O contrato anterior da CCR na Dutra previa uma série de obras que foram sendo trocadas ao longo do tempo por outras ações. A construção de uma nova pista na Serra das Araras, por exemplo, foi sendo protelada e agora faz parte do novo contrato.
Hoje a obra da Serra das Araras é uma questão urgente, assim como uma nova solução para os trechos urbanos. Cidades como Taubaté e São José dos Campos despejam tráfego urbano nas pistas e há apenas pequenos trechos de marginais que não dão conta de resolver esse problema para os usuários que fazem viagens mais longas na rodovia.
Nos dias úteis, o trecho entre Guarulhos e São Paulo tem as marginais congestionadas. Já nos fins de semana é ainda mais visível o quanto a rodovia parou no tempo. Nos movimentos de saída e volta de feriados os trechos de Pindamonhangaba e Taubaté registram congestionamentos.