O Conceito Lanzador EV abre caminho para o primeiro modelo elétrico da história da Lamborghini, com lançamento planejado para 2028. Esse crossover de configuração 2+2 tem como objetivo se tornar um concorrente do Ferrari Purosangue. Mais do que uma mera demonstração de estilo, o Lanzador é um veículo com proporções imponentes, linhas arrojadas, interior futurista e uma potência de 1350 cv/1 megawatt.
A marca italiana não divulgou muitos detalhes sobre o sistema de propulsão, apenas mencionou que é composto por dois motores, um em cada eixo, permitindo tração integral. Essa dupla é alimentada por uma “bateria de alto desempenho”.
O Lanzador é equipado com o sistema Ativo de Aerodinâmica Lamborghini, que oferece controle eletrônico dos elementos aerodinâmicos, incluindo o lábio dianteiro removível, as lâminas laterais traseiras, o difusor expansível e as cortinas de ar.
No modo de condução mais eficiente, busca minimizar a resistência ao ar; no modo esportivo, visa gerar o máximo de pressão descendente. Para complementar o conjunto, há uma suspensão pneumática ativa, amortecimento adaptativo e quatro rodas direcionais, além de um sistema de vetorização de torque.
Visualmente, o Lanzador busca inspiração no Revuelto, bem como no Urus. Sua silhueta é típica de um supercarro, se beneficiando de uma altura livre do solo 10 cm menor em comparação com o Urus.
Destacam-se os arcos das rodas estilo Gandini (semelhantes aos do Countach) e vários elementos em forma de Y ao longo da carroceria, lembrando as entradas de ar de um carro com motor central.
A linha do teto é pronunciada e, segundo a marca, não compromete o espaço em altura para os ocupantes da segunda fileira. Os faróis traseiros têm uma forma semelhante ao Revuelto, e as luzes diurnas lembram o Murciélago.
No interior, destaque para o amplo espaço a bordo, os bancos traseiros reconfiguráveis e o porta-malas versátil. O painel tem um formato em Y e não há mídia central.
O painel de instrumentos é digital e ele terá também uma tela do lado do passageiro. Os controles estão na console central, com destaque para o botão “start” integrado em uma estrutura que se assemelha ao lançamento de um míssil.
Os bancos são de lã Merino australiana, costuras em nylon reciclado e bancos com espuma feita de plástico reciclado e impressa em 3D. O preço ainda não foi revelado.