As ruas de Düsseldorf, Alemanha, não acreditaram no que viram. Um nativo Porsche Taycan Cross Turismo desfigurado, sem os faróis, jogado às traças, foi o que restou dessa história. Durante a noite, ladrões de faróis atacaram o pobre do carro, que estava estacionado na pacata rua alemã.
O caso foi revelado no Reddit, com o título “R.I.P Taycan Turismo – brutal headlight theft“, na tradução livre: Descanse em paz, Taycan Turismo – roubo de faróis brutal.
Já não é tão incomum, na Europa, ladrões furtarem as rodas de carros de luxo, embora isso seja mais comum aqui no Brasil. Mas o roubo de faróis, da forma que foi, chamou muito a atenção. Os ladrões usaram uma ferramenta para cortar a lataria, até ter o acesso total às peças. Parecem ter tido tempo suficiente para fazer tudo sem serem notados.
Segundo a Porsche, toda a carroceria do Taycan Cross Turismo é feita de painéis de alumínio, o que pode ter facilitado o corte. A exceção é apenas para os para-choques, mais reforçados. O prejuízo não foi pequeno. Por ter muita tecnologia envolvendo LEDs e lasers, cada farol novo de um Taycan custa 4 mil euros. E tem ainda a troca do capô e dos para-lamas para o motorista (ou a seguradora) se importar.
Por “sorte”, os ladrões pararam nos farois. Cada roda pode custar 4.500 euros, e cada pneu mais 400 euros. Um Porsche Taycan Turismo modelo custa a partir de 110 mil euros na Europa. É um carrão, com motores híbridos que alcançam 220 km/h e fazem de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
Usuários do Reddit lembraram na hora de uma onda de furtos de faróis na Europa, em 2012, por grupos holandeses que usavam as peças para o cultivo de cannabis. Os faróis emitiam as luzes ideais para o crescimento das plantas. Não se sabe ainda onde os faróis do Porsche de Düsseldorf foram parar.