Com duas gerações simultâneas no país, Mitsubishi opta pela antiga. Preço sugerido é de R$ 204 mil.
A Mitsubishi trouxe de volta ao mercado a versão Savana do seu modelo de maior sucesso no Brasil. A L200 Triton Savana 2022 chega com a robustez característica, mas é baseada no visual da quarta geração e não na da quinta, já presente no país. O preço de R$ 204 mil também não é dos mais convidativos.
A Mitsubishi L200 recebeu itens que dão toda a aptidão off-road. Uma das novidades é a ampliação da capacidade do snorkel, que agora permite a transposição de trechos alagados de até 700 milímetros, contra 600 milímetros da L200 tradicional.
O modelo vem com um bagageiro com capacidade de até 50 kg, equipado também com uma prancha de desencalhe, para momentos extremos.
O acabamento na cor grafite característico aparece nos para-choques, nas maçanetas, nas capas dos retrovisores e também nas rodas de liga leve de 16 polegadas. Já a carroceria tem seis opções de cores: Amarelo Rally, Bege Jizan, Azul Baikal, Vermelho Mônaco, Branco Fuij e Verde Forest.
L200 Triton Savana por dentro e motorização
O modelo recebeu revestimento de bancos e acabamento de porta na cor preta. O emblema Savana aparece no lado direito do painel. E é praticamente só. A única grande mudança interna é o novo sistema multimídia.
A motorização também não trouxe novidades. A versão Savana mantém o motor 2.4 turbodiesel de alumínio de 190 cavalos e 43,9 kgfm. O diferencial dele é a entrega do torque em baixíssimas rotações, importante para o uso off-road.
A parte negativa vai para o câmbio automático, de apenas cinco velocidades, um tanto anacrônico para 2021.
Modos de condução
O L200 Triton Savana vem com o Easy Select, que oferece modos de condução 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida. O controle é feito no console central.
A picape vem também com bloqueio de diferencial para eixo traseiro, que é uma mão na roda para superar obstáculos. Indispensável em versões do tipo.
Off-road em números
Uma das qualidades do modelo são as dimensões fora de estrada:
– Ângulo de entrada: 33°
– Ângulo de saída: 24°
– Ângulo de rampa: 29°
– Inclinação lateral: 45°
– Altura livre do solo: 220 mm
– Travessia com água: 700 mm
O modelo tem também um dissipador de água. Na hora de atravessar um trecho alagado a água não é projetada para o para-brisa.
L200 Triton Savana: bacana, mas na geração certa?
Faltou o principal para a versão Savana chegar chegando: ter vindo na geração certa. A Mitsubishi apresentou no fim de 2020 a quinta geração do modelo, muito mais arrojada visualmente. Mas a versão Savana foi feita no modelo de quarta geração, ainda em linha no Brasil. As duas são montadas na fábrica de Catalão/GO.
Como a quinta geração custa entre R$ 220 mil e R$ 263 mil, é de se imaginar o susto que seria ver o preço da versão Savana de quinta geração. Melhor não.