Chile e Argentina apresentam cenários diferentes em novembro: enquanto o Chile vendeu mais picapes e teve redução drástica de veículos leves, a Argentina manteve Cronos no topo e o Onix na terceira posição.
As vendas de picapes superaram as vendas de carros leves no Chile em novembro. Mitsubishi L200 e Toyota Hilux tiveram um bom desempenho, a primeira com 1.248 unidades produzidas e a segunda com 922 unidades. Com esse resultado a L200 é, até novembro, o carro mais vendido de 2020 no Chile. Como comparação, o Suzuki Baleno, que liderava as vendas até outubro, vendeu 151 unidades em novembro.
Apesar destes modelos disputarem a liderança, a marca que mais vende no país em 2020 é a Chevrolet. Vale ressaltar que a L200 vendida no Chile é fabricada na Tailândia e a marca Mitsubishi no país é representada pela empresa importadora SKBergé, que também representa a Chery e as marcas da FCA por lá.
A queda nas vendas é explicada pela pandemia. Não existem fábricas de automóveis no Chile e as marcas dependem do movimento de importação. Além disso, a economia do país está abalada após o período mais rígido de confinamento.
Veja abaixo o ranking do Chile em novembro:
.
Argentina
Na Argentina os veículos leves seguem com vendas em alta. O Fiat Cronos segue líder pelo quinto mês seguido, com 2.856 unidades e em segundo ficou a Toyota Hilux, com 2.020 unidades. No entanto, a liderança total de vendas entre as marcas segue sendo da Volkswagen. A Fiat aparece na quarta posição, atrás de Toyota e Renault.
A disparada do Fiat Cronos começou em julho, quando a Fiat iniciou uma campanha massiva do veículo que é fabricado no país. A propaganda do Fiat Cronos apela para o orgulho argentino, em comprar um carro que é fabricado por argentinos.
A segunda colocada, a Hilux, também é fabricada na Argentina. Inclusive Cronos e Hilux vendidos no Brasil são importados da Argentina.
Veja abaixo o ranking da Argentina em novembro: