Modelos são disputados nos Estados Unidos por colecionadores que não tem freio na hora e gastar.
Alguns modelos que pouco frequentaram o mercado americano quando zero quilômetro estão sendo bem disputados em leilões de carros clássicos nos Estados Unidos. São veículos que nos acostumamos a ver nas ruas do Brasil e também a tê-los: Fusca, Gol, Kombi, Uno, Escort, entre outros estão sendo adquiridos por americanos por muito mais do que pagamos por aqui.
Uma Kombi saiu em um leilão por US$ 175 mil dólares, o equivalente a $ 1 milhão! Ela foi vendida após 63 lances a um comprador que havia tentado outra Kombi parecida, mas acabou perdendo, ao não dar um lance maior que US$ 96 mil (R$ 540 mil)
A Kombi 1964 estava totalmente restaurada, mas não deixa de ser uma pedida alta, de um modelo que está muito em voga entre os americanos. Aqui no Brasil, modelos mais raros e completamente reformados do tipo não costumam passar de R$ 200 mil.
Depois das Kombis, os Fuscas
Os Fuscas também estão com o mercado inflacionado lá fora. Um raro modelo 1953 foi adquirido por US$ 71 mil (R$ 400 mil reais). Outro, de 1951, por R$ 375 mil.
Os Fuscas costumam custar aos compradores não menos que 8 mil dólares – R$ 45 mil. Estão ficando cada vez mais caros. Em 2017 era possível achar facilmente modelo de 40 anos na faixa dos 4 mil dólares – R$ 22,5 mil.
Gol, Escort e Uno
Outros modelos menos badalados também circulam em sites de leilões. Um Gol LS 1983, fabricado no Brasil, foi arrematado nos EUA por quase 10 mil dólares, o equivalente a R$ 57 mil. Por aqui, modelos parecidos saem na casa do R$ 25 mil a 35 mil, dependendo do estado de conservação. Chama a atenção que o Gol ‘americano’ preserva até manuais originais em português.
Outro modelo que chamou a atenção de admiradores de carros clássicos foi um Uno Turbo 1988, arrematado por quase R$ 100 mil. O modelo foi fabricado na Itália, já que por aqui o Uno Turbo só chegou em 1994.
Menos concorrido mas também presente em solo americano estão modelos Ford Escort. Mas por lá apenas nas versões hot hatch. Um interessante Escort RS Turbo 1988 foi vendido por R$ 60 mil. Outro RS Turbo, mas fabricado em 1985, saiu pela metade do preço. O Ford Escort RS Turbo infelizmente não circulou no Brasil. Lá fora era uma versão acima do XR3. E mais cara também.