O novo Kia Sportage híbrido está disponível no Brasil desde julho em duas versões. Este mês o SUV passou pelo teste de segurança do Latin NCap e conquistou três estrelas. Abaixo reproduzimos o vídeo do teste.
O quanto isso significa em segurança? Significa que o Kia Sportage é mediano no quesito segurança segundo o que é exigido no teste. O Latin NCap é um instituto independente que avalia veículos vendidos na América Latina. O teste passou a ser mais rigoroso em 2020.
O Sportage atingiu bom nível de proteção de adultos em seu interior (82%) e também para crianças (71%). Para pedestres a proteção é de 47% e para o quesito assistência em segurança o resultado foi de 55%.
O Sportage vendido no Brasil é importado da Eslováquia. Com bons índices assim o que pesou para o Sportage foi a falta de equipamentos de segurança de série. No Brasil itens como frenagem de emergência estão disponíveis apenas na versão mais cara.
O Latin NCap avalia a segurança geral do modelo básico. A avaliação do Kia Sportage se deu de forma voluntária do fabricante.
Já mostramos anteriormente outros testes do Latin NCap, que é um instituto independente que faz testes de veículos vendidos na América Latina e no Caribe:
Leia mais sobre outros testes do Latin NCap:
– Elétrico da JAC zera em teste de segurança
– Fiats Cronos e Argo zeram em teste de segurança. Taos tem nota máxima
– Polo decepciona no teste da Latin NCap; Virtus e Corolla vão bem
– Tracker recebe nota máxima em teste de segurança
– Nivus gabarita em teste de segurança
O Latin NCap testa veículos aleatoriamente e também quando há pedido direto da marca (como foi o caso do Sportage). Quando isso acontece, o teste vem acompanhado desta informação. O teste porém, não tem qualquer relação com o governo brasileiro. Ou seja, mesmo que um veículo zere no teste, não há qualquer empecilho para que ele continue sendo vendido e também fica a critério da marca fazer alterações de segurança no produto.